secretaria municipal de cultura e turismo



Igreja de Santo Antônio

Santo Antônio do Leite

Santo Antônio do Leite é um charmoso distrito de Ouro Preto situado a 28 km da sede. Com um clima tranquilo, destaca-se para uma vocação turística voltada para o bem-estar e cuidados com a saúde, além da prática do ecoturismo. Atualmente é muito conhecido pela produção artesanal de joias em prata com pedras preciosas e semi-preciosas. Outro fator que chama a atenção no local são as pousadas, hoteis-fazendas e sítios, que atraem pelo aconchego e pelo ecoturismo.

Sobre o surgimento do distrito, sabe-se que Diogo de Vasconcellos, em sua publicação "História Antiga de Minas Gerais", já registrava o nome "Leite" para o arraial na Guerra dos Emboabas (entre 1707 e 1709). A formação do arraial provavelmente teve início nos anos de 1700. Segundo a tradição oral, os Oficiais da Tropa Paga de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade, das antigas fazendas da região. Assim, passaram a chamar o local de "Leite".Outra grande produção da localidade, principalmente a partir do século XIX, foi a plantação de bananas, além de outros produtos agrícolas que abastecem a região.

A mudança do nome para "Santo Antônio do Leite", veio a partir da devoção a Santo Antônio e da construção da primitiva capela em homenagem ao santo, em 1858. Nos anos finais do século XIX, foi construída a atual igreja, cujo teto foi pintado por Honório Esteves, natural da localidade. A igreja fica localizada na Praça Juca Geraldo, também chamada de Praça da Matriz, na parte central do distrito, em torno da qual o arruamento se formou à beira do chamado caminho antigo, anteriormente utilizado como trajeto opcional rumo a Ouro Branco e Congonhas.

Muitos festejos são celebrados ao longo do ano no distrito. Em janeiro, é comemorada a Festa de São Sebastião; em maio, acontece a Festa da Maria Concebida; em junho, tem-se a Festa do Padroeiro Santo Antônio; em agosto, a tradicional Festa dos Mineiros, com barraquinhas de comida e bebida, além de shows; e, por fim, em setembro, a população se mobiliza para organizar, no bairro Chapada, a Festa da Primavera, que comemora a chegada da estação das flores, promovendo a cultura e a natureza locais, com música, culinária típica, oficinas artísticas e ecológicas, além de passeios de bicicleta e caminhadas.

 

População: 1705

Galeria

Igreja de Santo Antônio


Capela de São José


Produtos em prata de Santo Antônio do Leite


Vista da Igreja de Santo Antônio


Vista interna da Igreja de Santo Antônio

Atrativos

Igreja de Santo Antônio


Capela de São José - Distrito de Santo Antônio do Leite


Folia de Santos Reis de Santo Antônio do Leite

Hospedagem

Pousada Gota de Minas


Capricho Asturiano Pousada


VOA Mirante do Café


Pousada Zé Rosa


Chalé Canto La Primorosa


Ville Real Hotel


Pousada Chalé do Leite


Pouso dos Alferes


Hospedaria Villa Mariana


Pousada Dudu Ville


Pouso das Bikes


Pousada Spa Prana Lorien


Atelier Pacha

Gastronomia

Lá do Pé geleias artesanais


Lá do Pé licores artesanais

Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências:

COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques.Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de.História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Conferido e atualizado por Vilma do Nascimento, em 24/01/2023. Alteração de texto em 1º parágrafo: “...produção artesanal de jóias ...” (antes) -> “”...produção artesanal de joias...” (atual); “...pousadas, hotéis-fazendas e…” (antes) -> “...pousadas, hoteis-fazendas e…” (atual) . Em 3º parágrafo: "...plantação de bananas. E ainda hoje são produzidas no local, além de outros produtos..." (antes) -> "...plantação de bananas, além de outros produtos..." (atual).