Santo Antônio do Leite é um charmoso distrito de Ouro Preto situado a 28 km da sede. Com um clima tranquilo, destaca-se para uma vocação turística voltada para o bem-estar e cuidados com a saúde, além da prática do ecoturismo. Atualmente é muito conhecido pela produção artesanal de joias em prata com pedras preciosas e semi-preciosas. Outro fator que chama a atenção no local são as pousadas, hoteis-fazendas e sítios, que atraem pelo aconchego e pelo ecoturismo.
Sobre o surgimento do distrito, sabe-se que Diogo de Vasconcellos, em sua publicação "História Antiga de Minas Gerais", já registrava o nome "Leite" para o arraial na Guerra dos Emboabas (entre 1707 e 1709). A formação do arraial provavelmente teve início nos anos de 1700. Segundo a tradição oral, os Oficiais da Tropa Paga de Cachoeira do Campo passavam sempre pelo local, onde encontravam leite de boa qualidade, das antigas fazendas da região. Assim, passaram a chamar o local de "Leite".Outra grande produção da localidade, principalmente a partir do século XIX, foi a plantação de bananas, além de outros produtos agrícolas que abastecem a região.
A mudança do nome para "Santo Antônio do Leite", veio a partir da devoção a Santo Antônio e da construção da primitiva capela em homenagem ao santo, em 1858. Nos anos finais do século XIX, foi construída a atual igreja, cujo teto foi pintado por Honório Esteves, natural da localidade. A igreja fica localizada na Praça Juca Geraldo, também chamada de Praça da Matriz, na parte central do distrito, em torno da qual o arruamento se formou à beira do chamado caminho antigo, anteriormente utilizado como trajeto opcional rumo a Ouro Branco e Congonhas.
Muitos festejos são celebrados ao longo do ano no distrito. Em janeiro, é comemorada a Festa de São Sebastião; em maio, acontece a Festa da Maria Concebida; em junho, tem-se a Festa do Padroeiro Santo Antônio; em agosto, a tradicional Festa dos Mineiros, com barraquinhas de comida e bebida, além de shows; e, por fim, em setembro, a população se mobiliza para organizar, no bairro Chapada, a Festa da Primavera, que comemora a chegada da estação das flores, promovendo a cultura e a natureza locais, com música, culinária típica, oficinas artísticas e ecológicas, além de passeios de bicicleta e caminhadas.
População: 1705
Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.
Referências:
COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.
MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques.Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.
VASCONCELLOS, Diogo de.História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.
Conferido e atualizado por Vilma do Nascimento, em 24/01/2023. Alteração de texto em 1º parágrafo: “...produção artesanal de jóias ...” (antes) -> “”...produção artesanal de joias...” (atual); “...pousadas, hotéis-fazendas e…” (antes) -> “...pousadas, hoteis-fazendas e…” (atual) . Em 3º parágrafo: "...plantação de bananas. E ainda hoje são produzidas no local, além de outros produtos..." (antes) -> "...plantação de bananas, além de outros produtos..." (atual).