secretaria municipal de cultura e turismo



Igreja Matriz de Santo Antônio

Glaura ou Casa Branca

Glaura, também conhecido como Casa Branca, é um distrito que atrai por sua característica bucólica e tranquila, típica das pequenas vilas e cidades. Atualmente, a localidade se destaca por possuir muitas plantações de frutas, criação de gado leiteiro e pela produção dos doces caseiros, principalmente doce de leite e compota. Além da produção gastronômica, o distrito conta com diferentes produtos artesanais comumente feitos com materiais como a taquara, o couro, as linhas e as lãs (utilizadas na confecção de bordados, crochês, entre outros).

O distrito fica a cerca de 31 Km de Ouro Preto, sendo um dos mais antigos distritos de Vila Rica, fundamental na passagem dos bandeirantes e na Guerra dos Emboabas, conflito entre paulistas e portugueses, entre 1708 e 1709. O arraial surgiu no século XVIII, no auge da exploração do ouro, como refúgio para os grandes fazendeiros, por ser ponto de divisão entre Vila Rica e São João Del Rei. Por isso, o local conta com pousadas e fazendas singulares.

Segundo a tradição oral, anteriormente ao nome Casa Branca, o povoado teria sido nomeado Santo Antônio das Minas de Balthazar de Godoy. Este Balthazar seria o rico fazendeiro do local que teria construído uma ermida dedicada a Santo Antônio, que teria sido substituída pela atua Matriz de Santo Antônio, entre os anos de 1758 e 1764. Porém, os altares da ermida original, em Estilo Nacional Português, foram inseridos no interior da igreja, preservados na nave até os dias atuais. Recentemente, a Matriz foi restaurada pelo IPHAN, com recursos do PAC Cidades Históricas. Contando com um reparo completo do bem, incluindo parte arquitetônica e elementos artísticos.

No século XX, o governo municipal mudou o nome do povoado para Glaura, alusão à obra do poeta árcade Manuel Inácio da Silva Alvarenga, nascido em Vila Rica, tendo publicado essa famosa obra em 1799, em Lisboa. Entretanto, grande parte da população ainda conserva o costume de chamar o distrito de Casa Branca.

A localidade se caracteriza pelo arruamento desenvolvido em torno da Igreja, sendo que, nos anos iniciais do povoado, as antigas ruelas levavam a parte da antiga Estrada Real de Sabará e à Praia do Rio das Velhas. Glaura é um peculiar destino turístico para quem busca descanso, cercado de natureza, história e a mineiridade típica.

População: 1418

Galeria

Igreja Matriz de Santo Antônio


Igreja Matriz de Santo Antônio


Festival Gastronômico de Glaura - 2019

Atrativos

Capela de Nossa Senhora das Mercês - Distrito Glaura


Igreja Matriz de Santo Antônio


Polo Cultural de Glaura

Hospedagem

Hotel Fazenda Recanto das Montanhas


Pousada Encanto de Glaura


Vila Glaura


Chalés Capadócia

Gastronomia

Empório Caza Branca


Canudinho recheado com doce de leite e cidra


Delicia Mineira geleias


Delicia Mineira Farofa


Quintal da Maria

Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências:

COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques.Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de. História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Disponível em: >http://www.ouropreto.mg.gov.br/distrito/5 > Acesso em: 30/05/2019.

Disponível em: >http://purl.pt/14320 - Glaura : poemas Eroticos (1799) >Acesso em 30/05/2019.

Conferido e atualizado em 19/01/2023. Alteração de texto em parágrafo: "....produção dos doces caseiros, principalmente doce de leite em compota." (antes) -> "produção de doces caseiros, principalmente doce de leite e compota." (atual); "Há outros artesanatos no distrito, com materiais como a taquara, o couro, crochês e bordados." (antes) -> "Além da produção gastronômica, o distrito conta com diferentes produtos artesanais comumente feitos com materiais como a taquara, o couro, as linhas e as lãs (utilizadas na confecção de bordados, crochês, entre outros)." (atual). parágrafo: "Atualmente, a Matriz está entre as igrejas históricas que estão sendo restauradas pelo IPHAN, com recursos do PAC Cidades Históricas. Será realizada a restauração completa do bem, incluindo parte arquitetônica e elementos artísticos." (antes) -> "Recentemente, a Matriz foi restaurada pelo IPHAN, com recursos do PAC Cidades Históricas, contando com um restauro completo do bem, inclindo parte arquitetônica e elementos artísticos." (atual). parágrafo: "...as antigas ruelas levavam à parte da antiga Estrada Real (antes) -> "...as antigas ruelas levavam a parte da antiga Estrada Real" (atual); "Por essas razões, Glaura é um típico destino turístico para quem busca descanso, cercado de natureza, história e a mineiridade típica." (antes) -> "Glaura é um peculiar destino turístico para quem busca descanso, cercado de natureza, história e a mineiridade típica." (atual)