secretaria municipal de cultura e turismo

Semana Santa 2023

Data: 04/04/2023 à 09/04/2023
Local: Ouro Preto

Em 2023, a Semana Santa começará no dia 2 de abril, com o Domingo de Ramos, e terminará no dia 9, no domingo de Páscoa. A semana é especial para os cristãos devotos que veem o período como um momento de reflexão e oração. As comemorações envolvem diversos eventos importantes dentro da fé cristã, como procissões, confecção de lindos tapetes de serragem pelas ruas da cidade, decorações especiais, missas e diversos outros ritos religiosos. Antes da Semana Santa, logo depois do Carnaval, se iniciou a Quaresma, que durará até o início das celebrações.

Em Ouro Preto, os ritos são organizados por duas paróquias diferentes, em revezamento. Neste ano, é a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Antônio Dias, que será responsável pelas celebrações. Esse revezamento, que ocorre entre essa e a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, influencia principalmente na rota das procissões da Semana Santa, que mudam de acordo com cada paróquia.

Confira a programação completa nas imagens abaixo: