Secretarias implantarão modelo de compostagem nas hortas comunitárias

Notícia publicada em 19/05/2023
por Vanência Magela


Imagem: Paula Costa

As equipes das Secretarias de Agropecuária e de Meio Ambiente trabalham em conjunto para implantar um novo modelo de compostagem nas hortas comunitárias dos CRAS. Para isso, foi realizada uma visita à Universidade Federal de Viçosa (UFV) nessa quarta-feira (17), para conhecer os projetos de processos orgânicos mantidos pela instituição.

Recebidas pelos professores do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Éder Marques e Ana Augusta Bastos, as equipes foram apresentadas aos modelos de compostagens, para entender o funcionamento e tirar dúvidas. A ideia é utilizar os resíduos produzidos pela capina urbana na compostagem, dando utilidade ao capim retirado dos canteiros.

Maria das Graças, representante da Secretaria de Meio Ambiente, considerou positiva a experiência: "A visita ao pátio de compostagem da UFV foi ao encontro das nossas expectativas. Tivemos a oportunidade de ver a compostagem com resto de poda e com resto do restaurante, um processo simples e prático que poderá contribuir imensamente para dar destinação correta dos resíduos de poda no nosso município. Além disso, o composto vai melhorar a produção das verduras cultivadas pelos cadastrados nos CRAS e, consequentemente, promover a melhoria na saúde dessas pessoas", explica.

O secretário Marco Antônio de Freitas destaca a importância de uma iniciativa como essa: "A nossa visita abriu muitos horizontes. Entendendo melhor dos processos da compostagem adotados pela UFV, percebemos que é uma ótima solução para os resíduos de podas, que irá trazer muitos benefício. Agora, vamos trabalhar em conjunto com o Meio Ambiente para levar isso para Ouro Preto e trazer bons resultados".

A compostagem é um processo de reciclagem de lixo orgânico que transforma o material colhido em adubo natural para ser utilizado no cultivo de plantas, sendo uma opção mais saudável para substituir produtos químicos comumente usados que podem fazer mal ao organismo, além de ajudar a reduzir a produção de lixo e o aquecimento global.

 

 

Texto: Mariana Marques / Revisão: Victor Stutz

Receba notícias da Prefeitura

×