Turismo cresce em Minas Gerais e Ouro Preto é um dos destinos favoritos no Estado

Notícia publicada em 24/03/2023

Imagem: Ane Souz

Ouro Preto é uma das cidades históricas mais visitadas no país. Como destino turístico, movimenta a economia da cidade, atingindo também um público diversificado com interesses em turismo histórico, cultural, ecológico, de experiência e rural. O Estado de Minas é destaque no turismo brasileiro, registrando um aumento de 5%, na busca por destinos mineiros e Ouro Preto é uma das principais cidades procuradas.

De acordo com os dados da Fundação João Pinheiro (FJP), Minas Gerais movimentou 9,3% do PIB brasileiro, que atingiu um valor aproximado de R$ 925 bilhões para o ano de 2022. Dentro desse cenário estadual, Ouro Preto destaca-se, demonstrando crescimento no número de visitantes e também uma diversificação no perfil do turista que vem à cidade, percebe-se, nos últimos anos, a intensificação dos chamados “turismo doméstico” e “turismo regional”.

A representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - Ouro Preto), Fernanda Tropia, afirma que o movimento turístico aumentou muito em relação aos anos de 2020 e 2021. “A média da taxa de ocupação dos hotéis, foi de 66% ao mês, com um fluxo médio de 700 pessoas por mês, transitando nos meios de hospedagem em 2022”, disse Fernanda. Dessa forma, estima-se que esse movimento turístico se mantenha mesmo nos períodos de sazonalidade.

A visitação nos museus de Ouro Preto também cresceu. O Museu da Inconfidência, antiga Casa de Câmara e Cadeia da antiga Vila Rica, é um dos museus mais visitados no Brasil, o que pode ser comprovado com os registros de 198.915 visitantes em 2022. Além disso, com o retorno das suas atividades em fevereiro do ano passado, a administração do museu tornou gratuita a entrada para o equipamento, o que aumentou ainda mais a visitação.

Os dados do “Carnaval Imperial 2023”, em Ouro Preto, comprovam que os números estão em constante crescimento de público nos eventos e, consequentemente, na visitação aos atrativos. A cidade recebeu aproximadamente 40 mil foliões durante os quatro dias de carnaval, com um gasto médio de R$ 1.300 por dia, atingindo 80% da taxa de ocupação, contabilizando cerca de R$ 50 milhões de injeção financeira para o município.

A cidade também se destaca por seus eventos tradicionais como a Semana Santa, que conta com celebrações, procissões, figuras bíblicas e os famosos tapetes devocionais. A Semana Santa 2023, que acontecerá de 2 a 9 de abril, é um evento de fluxo turístico que estima receber 20 mil visitantes durante os dias das solenidades, com gasto médio de R$1.500 por dia, com um maior tempo de permanência, cobrindo 90% da taxa de ocupação, resultando em uma previsão de R$ 30 milhões de injeção financeira para o município.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, comentou a relevância desses dados. “É com muito entusiasmo que recebemos a notícia dessa crescente no turismo mineiro e, principalmente, impactando o turismo ouro-pretano. Nesse período depois do carnaval, que foi um grande evento que fizemos, já demos início aos preparativos para a Semana Santa, que traz a expectativa de receber 20 mil visitantes. É um momento muito esperado por todos os ouro-pretanos, um momento marcado pela fé do povo e atrai muitos turistas. Todo o trade turístico está se preparando e a Secretaria de Cultura e Turismo está se mobilizando para fazermos junto com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Antônio Dias, uma grande Semana Santa”, disse o secretário.

Flávio Malta falou ainda sobre os próximos eventos que acontecerão ao longo do ano na cidade. “Além disso, os eventos culturais que aquecem o nosso turismo durante todo o ano são de grande importância na divulgação e na promoção de Ouro Preto como destino turístico. Teremos, em breve, novidades sobre o aniversário de Ouro Preto, em julho, e outras ações que marcam o calendário da cidade, como a Cineop, o Festival de Inverno, o Tudo é Jazz, várias atividades acontecendo no município, todas feitas com muito cuidado, muito entusiasmo e muita preocupação para que Ouro Preto seja, de fato, referência no Turismo no estado de Minas Gerais”, concluiu o secretário.

As pousadas e demais acomodações nos principais distritos de Ouro Preto também estão em condições de lotação para as solenidades da Semana Santa, para quem busca locais mais tranquilos para descanso no feriado da Semana Santa.

Texto: Patrícia Souza / Revisão: Greiza Tavares e Patrick de Araújo