Distrito de São Bartolomeu realiza a 21ª edição da Festa Cultural da Goiaba

Notícia publicada em 28/04/2017
por Jiljana Isidoro

De 28 de abril a 01 de maio, o distrito de São Bartolomeu realiza a XXI Festa Cultural da Goiaba. A festa tradicional comemora a colheita da goiaba, realizada entre os meses de março e abril, destacando a produção da goiabada cascão, desde o ano de 1993. Os festejos contam com gastronomia, música, teatro e artes.

O evento tem a finalidade de valorizar a cultura local, promover atividades culturais e ajudar a manter viva a tradição de fabricação de doces no distrito. As atividades são realizadas pelos produtores e artistas que residem no distrito, os quais buscam valorizar a comunidade local, reunindo shows, cortejo, espetáculos teatrais, oficina de culinária e caminhada ecológica, além de feira de exposição de doces e artesanato local todos os dias. Há também a degustação de doces oferecida pelos doceiros. Neste ano, a festa da Goiaba contará com o cortejo do bloco Zé Pereira do Club dos Lacaios, que comemora 150 anos de atividade.

Patrimônio Cultural Imaterial de Ouro Preto

A goiabada cascão foi o primeiro bem inventariado no Livro de Saberes e Fazeres, no ano de 2008, como patrimônio cultural e imaterial da cidade, através do Programa Municipal de Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. “O doce além de patrimônio cultural de Ouro Preto, faz parte da história e perfil da região desde a época dos tropeiros na antiga Vila Rica. Possui valor histórico, cultural e patrimonial”, destaca a Pia Guerra, Presidenta da Associação de Doceiros.

Pia Guerra conta que a colheita deste ano, começou e terminou cedo e a quantidade foi bem menor que do ano passado. Apesar do número reduzido, não houve impacto na produção do doce para a festa, pois os frutos cresceram com boa qualidade. Além da goiabada, há uma imensa variedade de doces como doce de leite, doces cristalizados, geleias, doces em calda de frutas da região, licores, vinho de jabuticaba, cocadas, etc.

São Bartolomeu fica situado às margens do Rio das Velhas, a 13 km de Ouro Preto. Forma um dos mais belos conjuntos arquitetônicos da região dos Inconfidentes, com destaque para as casas, a Igreja Matriz do padroeiro que dá nome à localidade e a Capela de Nossa Senhora das Mercês. Documentos mostram registros que apontam para a produção de doce desde a metade do século XVIII na comunidade. Tradição esta que passou de família para família com a produção do doce de marmelo e no século XX, da goiabada.

A festa é promovida Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu (ADAF), com apoio das secretarias de Turismo, Indústria e Comércio e de Cultura e Patrimônio, do SESI FIEMG e do Setor Educativo do Museu da Inconfidência.

Todas as atividades serão gratuitas.

Confira a programação:

As barraquinhas de doces e alimentação funcionarão a partir das 10 horas.

Sexta-feira 28/04

14h Ponto Volante de Cultura

SESI Mariana - Biblioteca e Oficinas Em frente a ponte do Rio das Velhas

19h Abertura: Casa da Festa

- Homenagem aos doceiros

- Exposição do acervo histórico da Adaf

- Degustação de doces

- Exposição dos artistas: Gélcio Fortes e Bontempo

- Adro da Igreja Matriz

20h30 Apresentação do documentário: Festa da goiaba 2016

21h Show Bontempo Trio

Sábado 29/04

10h Oficina de fabricação de Goiabada Cascão com Eduardo Tijolo

14h Oficina de Gastronomia: Menu Comemorativo com goiabada com Karina Moreira

14h30 Oficinas Infantil e Juvenil – Setor Educativo – Museu da Inconfidência

- Adro da Igreja Matriz

19h Teatro: Poemas e grinaldas (Trupe Solagasta)

20h Apresentação do documentário: Festa da goiaba 2016

21h Show: Expresso 22 convida Gustavo Negreiros e Glauco Mendes

23h Show: Silva Gommes “Esse samba todo é nosso!”

Domingo 30/04

10h Oficina de fabricação de doce de leite: Eduardo Tijolo

11h Fanfarra da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade (saída do Largo da Ponte)

12h Feijão tropeiro na Casa da Festa

19h Oficina cachaça com Giovani Jerônimo Pereira

21h30 Rifa de cesta de Doces

- Adro da igreja Matriz

15h Show de prêmios

17h Teatro: Nós e as Florestas (Cia 2x2)

18h Fanfarra da Escola Horácio Andrade (saída Bar do Tadeu)

20h Cortejo do Zé Pereira Clube dos Lacaios pelas ruas históricas de São bartolomeu

21h30 Show: Sativa(Ouro Branco)

22h Show Bontempo Trio

Segunda -feira 01/05

08h Caminhada até cachoeira de São Bartolomeu (saída do Adro da Igreja Matriz).

12h Encerramento com o desfile da banda Sociedade Musical Santa Cecília de Passagem de Mariana (saída do Largo da Ponte).