Notícia publicada em 11/12/2024
por Jeane Silva
A cidade de Ouro Preto foi destaque no “11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial & Conferência Internacional de Turismo Criativo”. Realizado na cidade de Salvador, entre os dias 2 e 5 de dezembro, gestores e especialistas se reuniram para debater o futuro das cidades históricas e a integração entre turismo sustentável e patrimônio mundial.
Ouro Preto foi representada pelo prefeito Angelo Oswaldo, reafirmando sua posição como referência nacional e internacional em gestão patrimonial. Durante o painel "Grandes Eventos em Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial: Impactos, Desafios e Oportunidades", Angelo destacou a rica tradição de eventos na cidade, existente desde sua fundação.
O prefeito também abordou os principais eventos culturais que reforçam a identidade de Ouro Preto, como o Carnaval, os festivais gastronômicos, a Semana Santa e os eventos musicais. Essas celebrações tradicionais contribuem para o fortalecimento da identidade cultural e para o desenvolvimento econômico, enfrentando ao mesmo tempo os desafios de sustentabilidade e preservação patrimonial.
No painel “Mudanças Climáticas, Desastres e Ameaças ao Patrimônio”, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Dr. Zaqueu Astoni, pontuou a atuação da prefeitura em meio a essas transformações e o protagonismo no cenário sustentável. “A participação de Ouro Preto vem referendar o protagonismo da cidade sobre as políticas de patrimônio e crescimento sustentável”, destacou.
Recentemente, Ouro Preto fez história ao assinar o Plano de Atividades Climáticas, integrando um conjunto de ações que firmam o comprometimento com o cuidado ao meio ambiente.
Para fechar a participação no encontro, os tradicionais doces de São Bartolomeu foram expostos na feira de produtos, levando uma verdadeira experiência gastronômica aos participantes. Neste cenário, Ouro Preto reafirma sua potência e suas tradições culturais, que se manifestam nos festivais musicais, na gastronomia e na produção artesanal.
Texto: Evelin Almeida e Ludmila Souza/ Revisão: Jeane Polva