secretaria municipal de cultura e turismo

Prefeitura de Ouro Preto e Paróquia do Pilar lançam programação da Semana Santa



A administração municipal e a paróquia apresentaram a programação e as novidades para os veículos de imprensa na Basílica do Pilar

Notícia publicada em 21/02/2024
por Patrick Silva


Imagem: Patrick de Araújo

 

Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz

 

Durante a manhã desta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a Prefeitura de Ouro Preto e a Paróquia do Pilar apresentaram à imprensa a programação e as novidades da Semana Santa 2024, que este ano é organizada pela Paróquia do Pilar. Estiveram presentes na coletiva, representando a Prefeitura de Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Flávio Malta, o padre Adilson Couto, pároco e reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar, e Juliano Moreira, representante da Fundação de Arte de Ouro Preto, a FAOP.

 

Seguindo uma tradição centenária, todos os anos as paróquias de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar se dividem na organização da Semana Santa, a maior celebração da Igreja Católica. Uma novidade para este ano é que a Paróquia do Pilar contratou uma empresa especializada para transcrever e transmitir as paraliturgias, ou seja, os atos externos dos festejos da Semana Santa, o que permitirá aos fiéis acompanhar as celebrações em casa, no trabalho ou em outros locais. Outra novidade é que o Sermão do Encontro será realizado pelo monsenhor Danival Milagres Coelho, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, que foi pároco da Paróquia do Pilar em Ouro Preto durante muitos anos.

 

Uma tradição mantida viva pelas instituições e comunidade ouro-pretana é a confecção dos tapetes devocionais. Durante a noite do Sábado de Aleluia, moradores e turistas se reúnem em torno da fé para a confecção dos tapetes que conduzem os fiéis pelo trajeto das procissões, unindo história, tradição e arte nas ladeiras da cidade. A Fundação de Arte de Ouro Preto, a FAOP, mobiliza seus alunos, professores e a comunidade para a montagem da decoração. Em 2024, é celebrada a viagem dos modernistas a Ouro Preto, momento histórico de descoberta de uma arte genuinamente brasileira em Minas Gerais e, para relembrar a data, a FAOP pretende trazer aos tapetes elementos na natureza, como folhas e flores, que remetem às mesmas práticas da comunidade durante o período de visita dos artistas a Ouro Preto.

 

A distribuição da serragem fica sob responsabilidade da Prefeitura. Dias antes das celebrações, os funcionários do setor de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ouro Preto realizam o tingimento da serragem de madeira, bem como o preparo de outros materiais para a confecção dos tapetes, como a cal, farinha de trigo, pó de café a até mesmo flores secas. O tingimento da serragem é feito com pigmentos naturais, para que não deixe marcas no calçamento da cidade após o evento. Isso garante a preservação do nosso patrimônio e não produz materiais agressivos ao meio ambiente.

 

Durante o encontro, o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, destacou a importância da Semana Santa na consolidação de Ouro Preto como destino turístico e cultural. O secretário também informou que haverá uma programação especial, além dos ritos religiosos: “Muitas atividades irão acontecer em um programa paralelo, teremos atividades culturais, palestras e mini-cursos encabeçados pelo grupo Minas Mundo. E também estamos promovendo as serestas nas ruas durante o Sábado de Aleluia”, destacou o secretário.

 

Minas Santa e Programação cultural

 

O prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas, Angelo Oswaldo, participou no último dia 19, do lançamento da segunda edição do Programa Minas Santa, organizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o objetivo de posicionar Minas Gerais como principal destino turístico do país na Semana Santa, e Ouro Preto tem participação especial neste processo. O prefeito adiantou que além da tradicional programação religiosa da Semana Santa, a cidade irá receber uma programação organizada pelo grupo Minas Mundo, um grupo de pesquisadores que estuda a Semana Santa de Ouro Preto.

 

Acontecerá nos dias 26 e 27 de março, na Casa da Ópera, o Teatro Municipal de Ouro Preto, e no Anexo do Museu da Inconfidência, um seminário deste grupo de intelectuais sobre a Semana Santa em Ouro Preto. A Casa de Gonzaga irá receber uma exposição dos livros originais dos modernistas que vieram a Ouro Preto, e a Casa dos Contos REALIZARÁ uma exposição sobre a Semana Santa de Ouro Preto no século XX, com fotografias sobre a mobilização da comunidade durante a celebração religiosa. O prefeito também destacou o apoio do município à programação da Semana Santa em todos os cantos da cidade: “A Prefeitura estará presente não só junto à Paróquia do Pilar em Ouro Preto, mas também apoiando as celebrações em todos os distritos e nas demais paróquias da cidade. É uma tradição da Prefeitura, do município, colaborar, participar, e nós vamos manter essa tradição fazendo todo o trabalho de apoio necessário”, destacou o prefeito.

 

É possível conferir a programação completa da Semana Santa no Portal do Turismo de Ouro Preto: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/evento/544