secretaria municipal de cultura e turismo

Agora é oficial! Está aberto o maior carnaval do interior de Minas Gerais

Foliões lotaram as ruas de Ouro Preto na quinta-feira

Notícia publicada em 09/02/2024
por Patrick Silva

O primeiro dia de folia nas ladeiras históricas da Cidade Patrimônio Mundial foi um verdadeiro sucesso! Com muita alegria, respeito, inclusão social, folia e, claro, milhares de foliões que estavam ansiosos pelo início de uma das melhores temporadas do ano.

O carnaval começou às 17h com o Bloco Conspirados, que há 24 anos colore as ladeiras de Ouro Preto com alegria e inclusão. Às 20h, a aconteceu a abertura oficial do Carnaval 2024 – “Uma viagem a Ouro Preto, a cidade modernista”. Houve a entrega das chaves ao Rei Momo e às rainhas do carnaval e da diversidade. Com seus 157 anos de tradição, o Bloco Zé Pereira do Clube dos Lacaios manteve a tradição e abrilhantou a abertura.

Por volta das 20h teve início a concentração do bloco mais esperado do dia: o Vermelho i Branco, que arrastou milhares de pessoas atrás da banda, formada por músicos ouro-pretanos, entoando marchinhas típicas carnavalescas.

Enquanto isso, o bloco Gatas e Gatões fazia a festa no Largo do Cinema. A partir de então, o largo foi se enchendo de foliões que aguardavam a atração principal da noite. O show da banda Akatu começou por volta de 23h30, trazendo o melhor do pagode para o público.

A Praça é do Povo!

A partir desta sexta-feira, 09 de fevereiro, a programação retorna para o palco principal do Carnaval 2024 – “Uma viagem a Ouro Preto, a cidade modernista”. O palco da Praça Tiradentes já está montado e pronto para receber os shows da noite a partir das 21h, incluindo os irmãos Wilson Sideral e Rogério FlausinoApós a Prefeitura de Ouro Preto apresentar toda a documentação que atesta os cuidados e a segurança do patrimônio material, além da aprovação do Iphan e do Corpo de Bombeiros, a Justiça Federal reconheceu, na tarde de ontem, a segurança e salvaguarda e revogou a liminar que proibia a realização do evento na Praça. A Praça é do povo e o carnaval está garantido!

A equipe de comunicação da Prefeitura está fazendo a cobertura completa do Carnaval pelo Instagram: @prefeituraouropreto. Siga o perfil para ficar por dentro de tudo o que acontece no maior carnaval do interior de Minas Gerais!

Confira a programação desta sexta-feira:

Praça Tiradentes

21:30 Vilodum