secretaria municipal de cultura e turismo

Rede Integrada de Proteção ao Turismo avança com novas ações

Entre as principais medidas, estão os procedimentos de segurança adotados na Praça Tiradentes

Notícia publicada em 06/06/2023
por Greiza Tavares

Imagem: Patrick Araújo

A Rede Integrada de Proteção ao Turismo está avançando com novas ações de segurança em Ouro Preto, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Secretaria de Segurança e Trânsito e o 52° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Entre as principais medidas, estão àquelas adotadas na Praça Tiradentes, principal cartão-postal da cidade, neste primeiro semestre de 2023: a retirada do estacionamento ao lado do monumento a Tiradentes, maior policiamento, presença da “Base Turística Móvel” em um local mais visível, entre outras providências.

O projeto Rede Integrada de Proteção ao Turismo, implementado em Ouro Preto desde junho de 2022, foi idealizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, juntamente com a PMMG, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Ele prevê estratégias de intervenção preventiva nas comunidades das cidades turísticas, visando diminuir os índices de criminalidade, dando maior sensação de segurança para os turistas e cidadãos. A implantação da Rede teve início no bairro Antônio Dias e foi ampliada para o centro da cidade. Os moradores, comerciantes e representantes da Polícia Militar fazem parte de um grupo no whatsapp, através do qual a comunidade pode acionar mais rapidamente a PM sobre situações ou pessoas suspeitas.

A partir disso, a Rede obteve avanços com outras atividades, como as que ocorreram na Praça Tiradentes neste primeiro semestre de 2023, conforme relata a tenente da PM e co-gestora da Rede, Bárbara Silvério. “A gente via a necessidade da implementação de um serviço voltado tanto para a comunidade, quanto para os turistas. Realizamos um estudo entrevistando a comunidade e os visitantes e identificamos um alvo a melhorar na questão da segurança: a Praça Tiradentes. Dessa forma, a PM ampliou a ideia da Rede criando o ‘Projeto Guardiões da História’, que consiste em ações direcionadas à Praça Tiradentes e seu entorno para melhoria da sensação de segurança de todos. Fizemos a troca da nomenclatura da ‘Base Comunitária Móvel’ para ‘Base Turística Móvel’. Esse veículo fica estacionado na Praça Tiradentes das 10h às 20h, ao lado do monumento Tiradentes. As pessoas podem procurar os policiais, fazer alguma denúncia ou boletim de ocorrência”, afirmou a tenente.

A principal providência foi desativar o estacionamento próximo ao monumento Tiradentes,
com o apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito, relatou a tenente. “A desativação do estacionamento na Praça Tiradentes, no local próximo à estátua foi necessária, pois foi constatado que muitas pessoas ficavam nesse local fazendo uso excessivo de álcool, de drogas e utilizavam essa aglomeração dos carros estacionados para se esconderem. Essa ocultação também aumentava a incidência dos ‘flanelinhas’, que incomodavam tanto comerciantes, quanto turistas”, disse ela. Além da Base Turística Móvel, há policiais que circulam em motocicletas na parte da manhã, antes das 10h. Eles fazem o patrulhamento nas motos no centro histórico dando maior segurança no entorno, principalmente no momento da abertura do comércio, às 9h. E O “POTUR” (Policiamento Turístico) é um veículo de patrulhamento que faz a ronda na área central, acompanhando o horário de fechamento do comércio.

Há previsão de uma segunda etapa de providências relativas à segurança em Ouro Preto, a serem tomadas ao longo do segundo semestre deste ano, na qual está previsto o retorno do estacionamento rotativo na cidade e campanhas educativas, com distribuição de panfletos para turistas e moradores, principalmente sobre a ilegalidade dos “flanelinhas”, que fazem cobranças indevidas pelo estacionamento público.

O tenente Bertolin, também co-gestor da Rede e comandante do Policiamento Turístico, comentou sobre outras reclamações dos turistas e da população. “A gente tem muitas demandas também de falsos guias de turismo. Está prevista será a identificação, com camisas, coletes e crachás, dos guias que realmente exercem a profissão. Isso vai facilitar para que o visitante saiba quem abordar para ter informações sobre a cidade”, disse. Ele afirmou ainda que estão recebendo um retorno positivo por parte da população. “Nesse pouco tempo em que o projeto está em vigor, percebemos que essas medidas já inibiram práticas ilegais, como tráfico drogas, aqui na praça de Tiradentes. Isso já foi um ponto positivo identificado de imediato. Muitos comerciantes e moradores demonstraram satisfação com essas mudanças”, afirmou o tenente.

O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, falou sobre a importância do projeto. “A Rede Integrada de Proteção ao Turismo só tem a somar para o turismo em Ouro Preto, uma vez que busca melhorar o atendimento ao visitante e a segurança na cidade para todos. Uma grande questão de impacto visual foi o estacionamento da Praça Tiradentes, valorizando o patrimônio, a estética da cidade. Para isso, contamos com o apoio do secretário de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves, além da Polícia Militar. Por outro lado, teremos também a identificação dos guias, que irão receber camisas e um treinamento da melhor forma de abordar o turista. A gente vem percebendo que a Rede tem coibido incidência de flanelinhas que vinham abordando turistas e moradores. Espero que seja um projeto fundamentado, que perdure e o turismo de Ouro Preto cresça cada vez mais”, declarou o secretário.