secretaria municipal de cultura e turismo

Ouro Preto dá continuidade às comemorações do Bicentenário de elevação de Vila Rica à Imperial cidade de Ouro Preto

A próxima ação comemorativa será o lançamento do Selo dos 200 anos, com parceria dos Correios

Notícia publicada em 22/03/2023
por Greiza Tavares

Selo Comemorativo dos 200 anos de elevação à Imperial Cidade de Ouro Preto
Imagem: Greiza Tavares

No último final de semana aconteceram algumas atividades relacionadas às comemorações do Bicentenário de elevação de Vila Rica à Imperial cidade de Ouro Preto, título concedido por Dom Pedro I, em 20 de março de 1823. As celebrações tiveram início com o “Carnaval Imperial” e terão continuidade ao longo deste ano. A próxima ação comemorativa acontecerá na próxima semana, no dia 31 de março, sexta-feira, com o lançamento do Selo Comemorativo dos 200 anos de elevação à Imperial Cidade de Ouro Preto, às 18h, na Casa de Gonzaga.

No sábado, 18 de março, às 10h, houve a abertura da exposição “Ouro Preto, Império da Paisagem”, na Sala Manoel da Costa Athaíde, no Anexo do Museu da Inconfidência. A mostra apresenta pinturas com paisagens de Ouro Preto desde 1820 a 1980. É uma linha do tempo em que artistas da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e artistas ouro-pretanos, como Carlos Bracher, Fani Bracher, Vandico, entre outros, retratam a Imperial Cidade de Ouro Preto. A exposição fica aberta até 15 de abril.

Na mesma data ocorreu uma palestra e lançamento do livro “Ensaios para uma história da arte de Minas Gerais no século XIX”, de autoria do músico, colecionador e escritor, Ricardo Giannetti. Estiveram presentes o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; o chefe de gabinete, Zaqueu Astoni; a secretária de Planejamento e Gestão, Crovymara Batalha; o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta; e a secretária adjunta de Cultura, Margareth Monteiro.

No domingo, dia 19, houve missa celebrada pelo padre Adilson Couto, na igreja de São Francisco de Paula, onde foi realizada a entrega do relógio dessa igreja, recém-restaurado com recursos da Secretaria de Cultura e Turismo para recuperação e revitalização. A celebração também contou com a presença de autoridades como o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; a secretária de Planejamento, Crovymara Batalha; e o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, que comentou sobre a relevância das comemorações. “Esses eventos marcam essa efeméride importante. O título que elevou Vila Rica à Imperial cidade de Ouro Preto tornou aquela antiga vila do ouro em uma cidade, dando maior importância ao local, assim fazendo com que o desenvolvimento voltasse a circular”, disse o secretário.

A secretária adjunta de Cultura, Margareth Monteiro, falou da importância histórica do relógio restaurado.“Esse relógio é considerado o primaz de Minas, o primeiro relógio fabricado em Minas Gerais, por volta de 1785, de autoria de Manuel de Afonseca Neto. Inicialmente, ele foi fabricado para ocupar a torre central da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, o atual Museu da Inconfidência. Porém, após a conclusão da obra da torre, ele não coube naquele espaço, então foi solicitado um novo relógio para a Casa de Câmara e Cadeia e o primeiro relógio foi instalado na torre direita da igreja de São Francisco de Paula”, relatou a secretária adjunta.

Dando sequência às comemorações, haverá no dia 31 de março, às 18h, na Casa de Gonzaga, a Cerimônia de Lançamento do Selo Comemorativo dos 200 anos de elevação à Imperial Cidade de Ouro Preto. O Selo foi confeccionado em parceria com os Correios. A cerimônia oficial lançará também um carimbo especial, que faz alusão a esta importante data. O carimbo será utilizado em 4 mil envelopes e encomendas expedidas pelos Correios por todo o Brasil, depois será recolhido ao Museu Nacional dos Correios, em Brasília, onde ficará por 4 anos exposto em destaque. Todos os presentes na cerimônia de lançamento receberão um pequeno selo como lembrança.