secretaria municipal de cultura e turismo

Prefeitura inaugura escola de sineiros



O objetivo da ação é valorizar e perpetuar a tradição tricentenária da cidade

Notícia publicada em 17/03/2023
por Patrick Silva


Imagem: Neno Vianna

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou durante a noite desta quinta-feira, 16 de março, a cerimônia de abertura da Escola de Sineiros do município.

 

Além da abertura da escola, os 54 sineiros que exercem a atividade receberam a carteirinha do sineiro, um documento criado pelo Departamento de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto, para identificação dos profissionais que exercem o ofício, tradição antiga de Minas Gerais e protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, o IPHAN. Agora, com a identificação e a criação da escola, os sineiros mais antigos irão apadrinhar os novos tocadores de sinos, assim esse conhecimento secular continuará vivo de geração em geração.

 

A cerimônia aconteceu nas dependências do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Antônio Dias, em Ouro Preto, após missa celebrada por Dom Barroso Filho, Bispo emérito da arquidiocese de Mariana. Na ocasião, o Bispo abençoou os três sinos que serão usados nas aulas dos aprendizes da Escola de Sineiros de Ouro Preto. O Bispo relembrou os tempos da juventude em que também foi sineiro em Ouro Preto. Ele fez menção a importância dos sinos para a cultura da cidade e destacou o grande apreço do instrumento pela Igreja Católica, uma vez que os sinos também são batizados e recebem nomes. "Os sinos de Ouro Preto tem uma linguagem muito bela", destacou Dom Barroso.

 

A Prefeitura adquiriu três pequenos sinos, para que os instrumentos sejam usados nas aulas dos alunos. Assim que tiverem o domínio da técnica os aprendizes irão para as aulas práticas e para o acompanhamento dos mais experientes. Os sinos ficarão na Casa do Folclore, casa de cultura onde acontecerão as aulas.

 

A vice-prefeita, Regina Braga, agradeceu a oportunidade de presenciar o fortalecimento da tradição tricentenária da cidade. "Como disse Dom Barroso, os nossos sinos falam, e que linguagem abençoada, que linguagem linda, comunica com nosso povo anunciando as festas, nossas dores. Na alegria e na tristeza estão nossos sinos ecoando nas montanhas. Que honra nós termos uma escola que vai manter essa tradição, que é nossa, que é de Ouro Preto", agradeceu a vice-prefeita.