secretaria municipal de cultura e turismo

23 anos de tradição: Bloco “Conspirados” faz bonito no 1° dia do Carnaval Imperial



Os Conspirados surgiu em 2000 e, desde então, abre o carnaval de Ouro preto na quinta-feira

Notícia publicada em 17/02/2023
por Patrícia Souza


Imagem: Patrick Araújo

Abrindo o Carnaval Imperial de Ouro Preto, o bloco formado pelos usuários, familiares e profissionais da Rede Municipal de Atenção Psicossocial desfilou na quinta-feira, 16 de fevereiro, mostrando a sua irreverência no Centro Histórico e comprovando, mais uma vez, que o Carnaval de Ouro Preto é para todos.

Mário Lúcio, usuário do Caps AD há 18 anos, reconheceu a importância desse momento, que não é apenas uma folia de carnaval, e sim, um ato de resistência e ocupação: “Antes, nós não tínhamos, mas hoje temos esse espaço através dos profissionais que atuam no Caps nos tratando com muita delicadeza. É importante essa festinha, a gente vê que o Caps está caminhando bem. Sou muito grato por isso”.

O Bloco é um grande exemplo da manifestação artístico-cultural de inclusão dos usuários, como pontua a Rede de Atenção Psicossocial do Município. A secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, relata: “Após dois anos sem carnaval, o desfile foi mais que especial e prazeroso, foi um momento de união entre o usuários, a Secretaria de Saúde e os foliões”.

Maria Isabel, que costuma acompanhar o bloco da sacada da sua casa, disse que é sempre uma alegria festejar junto aos Conspirados.

 

História dos Conspirados

O bloco Os Conspirados surgiu no ano 2000 com a proposta de promover a solidariedade e igualdade de todos nos espaços sociais e ser contrário à "ideologia da tolerância” e à rejeição.

 

Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Victor Stutz