secretaria municipal de cultura e turismo

Dicas de segurança para curtir o carnaval de Ouro Preto

Veja algumas orientações para curtir a festa com tranquilidade

Notícia publicada em 16/02/2023
por Greiza Tavares

Imagem: Ane Souz

O Carnaval Imperial de Ouro Preto chegou e promete ser uma celebração histórica, após os últimos anos de restrições por causa da pandemia. Mas os cuidados durante a festa devem ser redobrados, pois o clima de celebração e as aglomerações podem se tornar também ambiente propício para roubos, furtos e outras situações de perigo. Além disso, cuidados com a saúde, tendo atenção para com a alimentação e hidratação, são também de suma importância.

Veja algumas dicas para que você tenha um carnaval seguro e aproveite bem a folia!

1. Leve poucos pertences

Para pular nos bloquinhos, shows e enfrentar a aglomeração, só mesmo carregando pouca coisa. Além de evitar peso pelo corpo, levar apenas o necessário diminui as chances de furtos e roubos.

2. Use doleira ou pochete

Andar com dinheiro, celular ou cartão nos bolsos não é seguro. O ideal é investir em doleiras ou pochetes, que são mais discretas, seguras e práticas. Se for possível, não leve cartões de crédito e débito para a folia. Dê prioridade ao dinheiro em espécie e coloque-o em pontos estratégicos da roupa ou da pochete.

3. Se levar o cartão de crédito, atenção!

Se for necessário levar o cartão, desative o pagamento por aproximação. Isso ajuda a evitar que um possível ladrão faça dívidas no seu nome.

4. Fique atento ao celular

Infelizmente, uma situação muito comum no carnaval são os furtos de celular, por isso o ideal é deixar o aparelho em casa. Mas, se for indispensável levá-lo com você para a rua, fique bem atento. Desinstalar os aplicativos de banco para evitar que o ladrão tenha acesso às suas contas, e também ativar a geolocalização são algumas dicas para evitar maiores problemas.

5. Não aceite bebida de desconhecidos

Para garantir a sua segurança no carnaval, não aceite bebidas de pessoas desconhecidas. Sempre confira se as embalagens estão lacradas e cuide do seu copo ou caneca. Além disso, beba com moderação. E se beber, não dirija.

6. Cuidado com as crianças

Se você vai levar os pequenos para curtir o carnaval em família, fique de olho neles! Mantenha as crianças sempre próximas e identifique-as com nome, telefone e endereço dos pais.

7. Alimente-se bem

Com o estômago saciado, você vai ter mais energia, diminuindo as chances de ter uma indisposição durante os festejos, devido ao consumo de bebidas alcoólicas e ao calor. Além de comer antes de sair de casa, alimente-se durante a folia também. Mas tenha atenção aos alimentos que vai consumir.

8. Hidrate-se

A hidratação é muito importante! Além de evitar que você passe mal durante a festa, beber água ainda ajuda a prevenir a ressaca. Além de beber muita água mineral, beba também sucos naturais, isotônicos e água de coco, que vão ajudar o seu corpo a repor os sais minerais. Assim você garante hidratação e energia para pular bastante!

9. Use protetor solar e roupas leves

O carnaval acontece no verão, estação mais quente do ano. Por isso, o uso de filtro solar e roupas leves é indispensável para curtir bem a folia.

10. Use preservativo

O uso de preservativo nas relações sexuais é atitude indispensável para aproveitar bem o carnaval.

11. Proteção ao Patrimônio

Ouro Preto é Cidade Patrimônio Mundial. Por isso, é importante zelar pelo nosso patrimônio, não depredando, não sujando os monumentos históricos da cidade. Além disso, repeite os hábitos e costumes da população. Lembre-se: depredação de patrimônio público é crime.

12. Carros na via pública

Se precisar estacionar nas ruas, tenha cuidado. A Prefeitura de Ouro Preto salienta que não é autorizado no município o serviço de guardador de carros em via pública. Dessa forma, caso o folião seja abordado por alguém oferecendo tal serviço, deve acionar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal.

13. Outras medidas de segurança

Caso você seja roubado ou lesado de alguma forma durante os dias de carnaval, comunique imediatamente à Polícia Militar e às instituições bancárias ou operadoras de celular para bloquear seus cartões e sua linha telefônica. E não se esqueça de sempre avisar sua família e amigos sobre o local onde você estará.

Esta matéria contou com a colaboração do 52º. Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto, da Secretaria Municipal de Saúde e da Supervisão de Proteção e Pesquisa do Patrimônio Cultural de Ouro Preto (Propat).

Bom carnaval!