secretaria municipal de cultura e turismo

Pré-carnaval de Ouro Preto é sucesso de público

Evento “Samba na Praça” marcou o retorno de um dos carnavais mais tradicionais do Brasil

Notícia publicada em 14/02/2023
por Patrick Silva

Depois de dois anos, a folia está de volta a Ouro Preto! A Praça Tiradentes, principal cartão postal da cidade, foi palco do evento “Samba na Praça”, o pré-carnaval de Ouro Preto. O evento aconteceu no último final de semana, na Praça Tiradentes. Organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, foi um projeto feito por ouro-pretanos e para os ouro-pretanos, valorizando os artistas locais. O público pôde ter uma amostra do que vem por aí no Carnaval Imperial 2023.

O planejamento da festa foi pensado para promover a valorização da cultura local. Nos últimos anos, a Prefeitura de Ouro Preto tem incentivado a promoção de eventos e o turismo cultural, que tem sido um dos principais motores da economia da cidade. O “Samba na Praça” contou com shows e participação de artistas ouro-pretanos, a bateria do Bloco Pirata e Baterias das Escolas de Samba da cidade. Além disso, houve ainda a seleção da corte momesca e a inédita escolha da Rainha e do Rei da Diversidade, representantes da pluralidade do povo de Ouro Preto.

Na noite de sexta-feira, as bandas Doce Trapaça e Mikareteiros abriram a festa com repertório carnavalesco.

Já na noite de sábado, a Polícia Militar de Minas Gerais registrou um público de aproximadamente 10 mil pessoas na Praça Tiradentes. Além do show do Pagode do Biel, aconteceu a escolha da Rainha da Diversidade LGBTQIAP+, um marco histórico para Ouro Preto. A corte momesca do Carnaval 2023 foi eleita por aclamação popular e ficou composta por: Luiz Carlos Bento e Vanessa Alves, como Rei e Rainha Momo, eles são moradores do bairro Padre Faria e Morro Santana, respectivamente. Vitória Monroe e Mauro Lúcio de Jesus foram escolhidos como Rainha e Rei da Diversidade LGBTQIAP+, ambos são moradores do distrito de Lavras Novas e do bairro Alto da Cruz, respectivamente.

No domingo, a chuva atrasou, mas não impediu a folia. A bateria da Escola de Samba mais antiga de Ouro Preto, a Império do Morro Santana, fez uma apresentação na Praça Tiradentes. O Zé Pereira do Clube dos Lacaios, agremiação carnavalesca mais antiga do Brasil, agitou a noite com seus tambores. O encerramento da festa ficou a cago do Grupo Fundo de Panela, um dos grupos de pagode mais tradicionais de Ouro Preto e do pagode universitário com os Amigos do Samba.

O Chefe de Gabinete, Zaqueu Astoni, destacou o sucesso do pré-carnaval. “Foi um evento muito bem pensado, muito bem trabalhado por toda a equipe que trabalhou na produção. Todas as bandas que se apresentaram são de Ouro Preto, o público da nossa cidade prestigiou a festa. Foi muito importante, nós estávamos há dois anos sem o Carnaval, a cidade merecia esse evento. O pré-carnaval foi muito importante também no que tange ao fomento da nossa economia, tivemos a participação dos barraqueiros, do comércio da cidade. A pandemia demonstrou a importância da cultura, dos eventos culturais, para a dinâmica da economia, gerando emprego e renda e o pré-carnaval comprovou isso. E já fica o convite: em breve iremos realizar a segunda edição do “Samba na Praça”, destacou o Chefe de Gabinete.

A Prefeitura de Ouro Preto preparou, cuidadosamente, o retorno de um dos carnavais mais tradicionais do Brasil e um dos maiores de Minas Gerais. Neste ano, celebramos o “Carnaval Imperial”, em referência ao Bicentenário da Imperial Cidade de Ouro Preto (1823-2023), titulação concedida à nossa cidade. A folia começa na tarde da próxima quinta-feira,16, com bloco “Conspirados”, às 17h30, na Praça Tiradentes. Veja neste link a programação completa do Carnaval Imperial 2023: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/noticia/3064.