secretaria municipal de cultura e turismo

Quatro comunidades para curtir o carnaval com tranquilidade em Ouro Preto



Ouro Preto possui distritos e subdistritos ideais para quem quer fugir da folia

Notícia publicada em 14/02/2023
por Patrick Silva


Chapada: natureza e tranquilidade
Imagem: Ane Souz

O Carnaval de Ouro Preto é um dos mais esperados e conhecidos carnavais de rua do estado, e, para quem quer curtir a folia com tranquilidade, a cidade também oferece boas opções. Ouro Preto é composta por 12 distritos, além da sede que constitui o núcleo histórico, e cada um deles tem sua particularidade, que representam o interior de Minas Gerais e ao mesmo tempo elementos históricos que tornam a cidade conhecida. Se esse é o ambiente que você está procurando, aqui vão quatro comunidades para você curtir o carnaval com tranquilidade em Ouro Preto:

 

1 - CHAPADA (SUBDISTRITO), natureza e tranquilidade

Localizado próximo ao distrito de Lavra Novas, o subdistrito da Chapada, cuja ocupação remonta ao século XVIII, é formado por um casario em torno da Capela de Sant'Ana, a vila é um charme que só. Além dos atrativos naturais, como a Cachoeira do Castelinho que fica a poucos metros da Capela de Sant'Ana. A Chapada tem se tornado uma boa opção para os visitantes que desejam explorar os arredores de Lavras Novas.

 

2 - SÃO BARTOLOMEU, a terra dos doces artesanais

São Bartolomeu é um dos distritos de Ouro Preto que nos últimos anos tem se destacado no setor turístico. O vilarejo que também possui um casario característico do período colonial é conhecido como a terra dos doces artesanais, a tradição do doce de frutas é registrada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto desde 2008, sendo o mais famoso o doce de goiabada cascão. Além da beleza histórica e dos doces, São Bartolomeu também possui atrativos naturais, é dentro do distrito umas das entradas do Parque Estadual do Uaimii.

 

3 - SANTO ANTÔNIO DO LEITE, jóias e hotel fazenda

O distrito de Santo Antônio do Leite se destaca pela produção artesanal de jóias de prata com pedras preciosas e semi-preciosas, a localidade tem atraído muitos artesão e pessoas ligadas a natureza que querem fugir do agito das grandes cidades, a comunidade tem trabalhado para movimentar o turismo no distrito. O Leite, como é carinhosamente chamado pelos Ouro-pretanos possui pousadas, hotéis-fazendas e sítios, que atraem o visitante em busca de aconchego e ecoturismo.

 

4 - GLAURA OU CASA BRANCA, paz e quietude

Glaura, também conhecido como Casa Branca, é um distrito que atrai por sua característica bucólica e tranquila, típica das pequenas vilas e cidades. Atualmente, a localidade se destaca por possuir muitas plantações de frutas, criação de gado leiteiro e pela produção dos doces caseiros, principalmente doce de leite e compota. Além da produção gastronômica, o distrito conta com diferentes produtos artesanais comumente feitos com materiais como a taquara, o couro, as linhas e as lãs (utilizadas na confecção de bordados, crochês, entre outros).

 

Para saber sobre cada cantinho, visite nosso site, lá você encontra informações de serviços, como hospedagem,  restaurantes, lojas de souvenir, os atrativos das comunidades, além de eventos e atrações por toda a cidade e distritos para que sua estadia seja a mais completa possível. Veja no link: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/distritos.