secretaria municipal de cultura e turismo

Preservação do Patrimônio: Prefeitura de Ouro Preto realiza reforma em prédios tombados

Notícia publicada em 24/01/2023
por Patrick Silva

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando obras de reforma e restauração em alguns prédios que compõem o perímetro de tombamento do núcleo urbano de Ouro Preto, como a Casa da Ópera e o Casarão Rocha Lagoa, por exemplo. Cabe à pasta da cultura, a gestão e preservação dos bens culturais tombados do município. As obras são realizadas com recursos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio (FUNPATRI) e são acompanhadas pelos técnicos do Departamento de Projetos Especiais (PROESP), lotados na Secretaria de Cultura e Turismo.

A Casa da Ópera, o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina, passa por reparos no telhado, na alvenaria, parte elétrica, sistema de combate a incêndio, além de pintura renovada. Cerca de R$ 320 mil reais foram disponibilizados para a reforma do prédio centenário. A previsão é que a obra seja entregue em meados de março e os palcos da Casa possam receber novos espetáculos e visitantes.

A Prefeitura de Ouro Preto também está realizando a reforma do Casarão Rocha Lagoa, estão sendo realizadas a recomposição dos elementos de pau-a-pique da fachada, o paisagismo, a revisão da estrutura elétrica e o telhado. A previsão é que a obra seja entregue entre junho e julho deste ano. O imóvel pertenceu à família Amaral e Rocha Lagoa e foi doado ao município nos anos 1970, quando o atual prefeito, Angelo Oswaldo, foi Secretário de Turismo da cidade. O prédio já abrigou a Secretaria de Educação, a Biblioteca Pública Municipal, a Secretaria de Patrimônio e, recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Além da Casa da Ópera e do Casarão Rocha Lagoa, a prefeitura está realizando uma intervenção de emergência no imóvel situado na Rua Santa Efigênia, 199, na esquina com a Rua Doutor João Veloso, o imóvel compõe o perímetro de tombamento do município e a Secretaria de Cultura e Turismo está agindo para preservação da casa. As ações de preservação e proteção do patrimônio cultural de Ouro Preto realizadas pela prefeitura tem garantido à cidade ótimos resultados no programa ICMS Cultural, que tem garantido recursos financeiros ao município.

Imagem por: Patrick de Araújo

Fotos: Patrick de Araújo