secretaria municipal de cultura e turismo

Pela primeira vez na história, Prefeitura de Ouro Preto faz repasse antecipado às Escolas de Samba

O adiantamento dos recursos vai ajudar na produção dos trabalhos das agremiações carnavalescas do município

Notícia publicada em 06/12/2022
por Patrick Silva

Imagem: Patrick de Araújo

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, faz o repasse antecipado de recurso financeiro às Escolas de Samba do município. Cada agremiação da cidade recebeu um valor de R$ 30 mil reais para dar início à produção do material dos desfiles para uma das festas mais tradicionais de Minas Gerais. O objetivo da Prefeitura é que as agremiações tenham mais tempo e condições para participar do Carnaval Cultura 2023, que será o primeiro carnaval após um hiato de dois anos devido à pandemia. Os representantes das Escolas de Samba do município receberam a documentação referente ao pagamento em uma reunião realizada na última quinta-feira, dia 01, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, na Casa de Gonzaga. Assim, as agremiações, que já estão realizando ensaios das baterias e compondo seus respectivos sambas-enredo, já podem começar a produção dos materiais, vestimentas e carros alegóricos.

Em 2023, Ouro Preto celebra o bicentenário do título “Imperial Cidade de Ouro Preto”, titulação concedida por Dom Pedro I à cidade em 1823. Em comemoração a este marco histórico, o tema do Carnaval Cultural 2023 será “Carnaval Imperial”. Além dessa data importante para a história de Ouro Preto, a  Escola de Samba Inconfidência Mineira (ESIM) comemora 50 anos de atividades em 2023, já a Escola de Samba do Morro Santana está em processo de reconstrução e retornará às suas atividades. O município e as Escolas de Samba estão planejando para o mês de janeiro, um pré-carnaval com ensaios abertos das agremiações para que a cidade já possa entrar no clima carnavalesco.

Para Alexander Alves, representante da Escola de Samba do Padre Faria, o sentimento é de gratidão pela oportunidade de ter maior prazo para desenvolver os trabalhos da escola. “A gente só tem a agradecer, é inédito ter um adiantamento de subvenção, agora começa o prazo para a gente poder começar nossos trabalhos, geralmente é sempre em cima da hora, é no sufoco. Agora, a gente tem condições de planejar, trabalhar em nossas escolas e de garantir um carnaval de grande qualidade para a comunidade de Ouro Preto e para os visitantes também”, declarou Alexander.

A Escola de Samba Império do Morro Santana também agradece a ação da prefeitura, uma vez que, o recurso é bem-vindo no momento de reconstrução da escola. “A Escola de Samba do Morro Santana agradece o reconhecimento, até porque a gente está em processo de reconstrução da escola. Acho muito importante  a valorização da prefeitura com as Escolas de Samba, com agradecimento em especial à secretária de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro, que adiantou esse processo, que nos outros anos era mais demorado”. Destacou Maria Luiza, representante da Escola de Samba Império do Morro Santana.

As agremiações de modo geral também fizeram um agradecimento especial ao Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, pela confiança e pela autorização do repasse para que as escolas possam se organizar com antecedência.

Margareth Monteiro, secretária de Cultura e Turismo, destacou o trabalho desenvolvido com as agremiações carnavalescas da cidade. "Tivemos dois anos sem realizar o Carnaval, devido ao isolamento social imposto pela pandemia. Em 2023, com a situação mais controlada, ainda que exigindo alguns cuidados, nós pretendemos realizar o Carnaval de modo memorável. Nós antecipamos um recurso financeiro para todas as escolas de samba para que elas, por meio de oficinas, possam trabalhar suas fantasias, alegorias e adereços de acordo com samba-enredo. A nossa intenção é que eles trabalhem com calma para que possam levar um belo Carnaval para a Praça Tiradentes em 2023”, disse a secretária.

Patrocínio do Carnaval Cultura 2023

Ainda neste mês de dezembro, a Prefeitura de Ouro Preto irá lançar no Diário Oficial do Município um edital de chamamento público para formalização de parcerias para a execução do Carnaval Imperial. O objetivo do processo é possibilitar que entidades e empresas interessadas apresentem propostas de patrocínio ao projeto do Carnaval Cultural 2023, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Carnaval integra o calendário oficial de eventos do município e a Prefeitura busca o planejamento com a sociedade civil, blocos de rua e órgãos públicos envolvidos na estruturação do evento.