secretaria municipal de cultura e turismo

Ouro Preto participa da 33ª Feira Nacional de Artesanato no Expominas

Os artesãos de Ouro Preto participarão da 33ª edição da Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Notícia publicada em 02/12/2022
por Sabrina Pereira

Artesãos de Ouro Preto participarão da 33ª edição da Feira Nacional do Artesanato
Imagem: Ane Souz

Texto: Sabrina Pereira

A 33ª Feira Nacional de Artesanato (FNA) acontece entre os dias 6 e 11 de dezembro no Expominas, localizado na região Centro-Oeste de Belo Horizonte, próximo ao Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O evento pretende divulgar a produção artística nacional, além de ser uma grande escola, que a cada ano propõe uma temática. O tema de 2022 será “200 anos da revolução industrial''. Os artesãos de Ouro Preto irão participar da feira levando o melhor do artesanato ouro-pretano.

Além do artesanato de todos os estados do Brasil, o evento contará grande exposição sobre a Arte do Ofício e demonstrações do tempo do machado, marcenaria, mecânica, cutelaria e ferraria artística. Este ano, o público contará com cerca de 900 estandes, com produtos de todo o Brasil e de outros países da América Latina, além de representantes da África, Europa e de mais de 30 etnias indígenas. A exposição oferecerá oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais com manifestações artísticas do folclore e do cancioneiro nacional, cortejos e shows musicais. Os tradicionais espaços de manifestações artísticas serão complementados com telões por todo o pavilhão para a exibição dos jogos da Copa do Mundo.

Os visitantes encontrarão uma grande variedade de produtos artesanais: acessórios em prata, artes representadas em nanquim, bonecas de pano, objetos de decoração, doces e muito mais. Sobre a presença dos artesãos ouro-pretanos, a secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, salientou que estão participando da feira os artesãos que fazem parte de alguma associação institucionalizada. “A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, irá levar para a 33ª Feira Nacional de Artesanato da Expominas uma diversidade muito grande do artesanato produzido na sede e nos distritos de Ouro Preto. É um evento de extrema importância considerando a excelência com que o evento é organizado e a sua abrangência. É um dos maiores eventos de valorização da produção artesanal brasileira em toda a América Latina. A participação de Ouro Preto nessa feira vai evidenciar ainda mais a riqueza da cultura e do patrimônio imaterial que a cidade tem, sobretudo com nossos bordados e rendas, que são registrados como patrimônio imaterial do Município. Nós teremos pedra-sabão, bordados, rendas, bolsas, bonecas de pano, e vários outros exemplares da produção artesanal de Ouro Preto. Artesãos que têm esse ofício há décadas e trabalham isso com uma proposta de manter a tradição e a identidade local da sua comunidade, uma herança de várias gerações, passando de pais para filhos e netos. A Prefeitura de Ouro Preto tem um interesse muito grande na promoção, na difusão e na preservação desses fazeres e saberes”, disse a secretária.

O evento é organizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), a FNA integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Atualmente, a Feira é considerada a maior da América Latina. Os ingressos estão sendo vendidos através da plataforma Sympla a preço popular, garanta o seu para participar dessa grande manifestação cultural! Veja o link. Saiba mais detalhes da Feira na página oficial da organização no Facebook.