secretaria municipal de cultura e turismo

Ouro Preto é a cidade mais procurada por turistas que visitam Minas Gerais



Cidade também aparece como o destino em que os visitantes mais gostaram de conhecer

Notícia publicada em 28/11/2022
por Patrick Silva


Turismo cultural tem movimentado a cidade o ano todo
Imagem: Patrick de Araújo

Na última sexta-feira, dia 25, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Secult-MG, divulgou os dados da pesquisa de demanda turística do estado. Os dados da pesquisa foram divulgados durante o lançamento da campanha "A liberdade mora em Minas", no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. 

A pesquisa demonstra que 29% dos visitantes viajam para mais de um destino em Minas Gerais, e os mais procurados são Ouro Preto, Tiradentes, Belo Horizonte, São João Del-Rei e a nossa vizinha Mariana. Ouro Preto também aparece no ranking de destinos que os visitantes mais gostaram de conhecer, seguido por Capitólio, Belo Horizonte, Tiradentes, Diamantina e São Tomé das Letras. 

Ouro Preto têm se destacado na retomada do turismo, desde o mês de abril deste ano a cidade tem percebido o intenso fluxo de turistas na cidade. A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, tem trabalhado intensamente para o desenvolvimento da atividade no município, principalmente por meio da promoção do turismo cultural e a realização contínua de eventos que tem dado retorno positivo à cidade. Conforme dados disponibilizados pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - regional Ouro Preto), no mês de junho de 2022, a taxa de ocupação hoteleira foi de 60%; em julho, de 85%, sendo um aumento de aproximadamente 20%. Além disso, aos finais de semana, a taxa de ocupação foi de 100% em todo o mês de julho. O Inventário da Oferta Turística certifica que Ouro Preto possui cerca de 200 meios de hospedagem, incluindo sede e distritos, 2 mil unidades habitacionais e 5.200 leitos. 

O estudo encomendado pelo Governo de Minas foi realizado durante o mês de julho, período de alta temporada, em que a circulação de turistas aumenta consideravelmente.  Durante a pesquisa foram ouvidos cerca de 12 mil viajantes em 52 municípios. O objetivo da pesquisa foi entender o perfil de turistas que visitam cada destino do estado, seu perfil socioeconômico, motivações da visita, expectativas e consumo na região. Os dados ajudam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor. 

A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro destaca o trabalho da pasta que comanda no desenvolvimento da atividade turística na cidade: “A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto vem trabalhando intensamente no fomento do turismo cultural, nós estamos em uma cidade que é a primeira a ser tombada patrimônio mundial, registrada nos livros da UNESCO no ano de 1980. Então, Ouro Preto além de sua riqueza e beleza natural, dispõe de cultura, de arte e é desta forma que nós viemos trabalhando o aumento do turismo: dinamizando, equipando, fomentando grupos culturais, corporações musicais, manifestações do nosso patrimônio imaterial, saberes, fazeres, sabores, valorizando os distritos, as riquezas das nossas comunidades para ampliar novas possibilidades para que o turista possa conhecer não só a sede do município, o Centro Histórico, como também as ricas oportunidades nas comunidades adjacentes". Destacou a secretária.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui