secretaria municipal de cultura e turismo

Ocupação “De Guignard para Amalita graças a Adelaide”

Data: 13/01/2023 à 11/06/2023
Local: Museu Casa Guignard

O Museu Casa Guignard convida o público para a abertura da ocupação artística “De Guignard para Amalita graças a Adelaide”, que acontece nesta sexta-feira, 13 de janeiro e segue até o dia 11 de junho. O evento é homenagem à história entre Guignard e a pianista Amalita Fontenelle, a quem o pintor dedicou mais de 100 cartões decorados.

A ocupação “De Guignard para Amalita graças a Adelaide” é uma releitura da belíssima história entre Guignard e a pianista Amalita Fontenelle, musa inspiradora a quem o pintor dedicou um álbum com 111 cartões de amor e amizade.

A história só é revelada ao público quando este acervo é repassado ao Museu Casa Guignard, em 1987, por meio de Adelaide, nora do escritor e poeta Oswald de Andrade, que salvaguardou durante décadas o álbum com os cartões, entregue em mãos por Guignard ao amigo Oswald.

Feita em parceria com o Atelier Dois Capelistas, a mostra tem como objetivo homenagear as três principais figuras deste enredo - Guignard, Amalita e Adelaide - com uma grande instalação pelos três andares do museu: no primeiro pavimento, a mostra se volta para a figura de Amalita Fontenelle, a mulher amada pelo mestre Guignard; no térreo, a referência é Adelaide, nora de Oswald de Andrade, pessoa fundamental para a salvaguarda do álbum; no subsolo, trama se volta para a figura Guignard, o artista apaixonado. Não perca!

Abertura:

13 de janeiro -14h

Museu Casa Guignard.

Horário de visitação da exposição:

Terça a Sexta: 12h às 18h
Sábado, domingo e feriado: 9h às 15h

Sobre o Atelier Dois Capelistas

O Atelier Dois Capelistas é um coletivo formado pelos artistas Leandro Vilar e Aurélio H. Dos Santos, tendo como ênfase o ofício do bordado. Foi fundado em 2014, em Antonina, litoral do Paraná, com uma produção artística focada na representação de aves brasileiras, com mais de 90 espécies já bordadas até hoje. Em 2020, os artistas se transferem em definitivo para Ouro Preto, e o encontro com a história e o patrimônio é acrescentada ao seu trabalho.