Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a dirita o texto:Ouro Preto Prefeitura. A palavra Preto se encontra abaixo da palavra Ouro e a palavra Prefeitura se encontra abaixo da palavra Preto, estas se encntram na cor preta. Na parte central há o texto Portal da Transparência, onde a palavra Transparência se encontra abaixo das palavras aporatal da. O texto Portal da Transparencia se encontra na cor azul

secretaria municipal de cultura e turismo


Santa Rita de Ouro Preto

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto é sempre lembrado por sua tradição no artesanato e na fabricação de produtos em pedra-sabão, além da religiosidade da população, muito devota a Santa Rita de Cássia.

A localidade, que fica cerca de 30 km de Ouro Preto, surgiu ainda no século XVIII, nos primeiros anos da década de 1700, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, que estava em busca do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontrou no local a pedra esteatita, conhecida como pedra-sabão.

A devoção à Santa Rita de Cássia, trazida pelos bandeirantes, deu nome ao lugarejo, posteriormente chamado de Santa Rita de Ouro Preto, quando foi elevado a distrito, em 1938. Assim, o festejo mais importante do distrito é a festa da padroeira Santa Rita de Cássia, celebrada em 22 de maio com novena, alvorada, missa solene, levantamento de mastro, procissão, barracas com comidas e bebidas, além de shows. Há também desfile com carros alegóricos, nos quais há encenações de fatos importantes na vida da santa.

A venda da pedra-sabão para indústrias foi impulsionada a partir da década de 1970, já que a pedra pode ser utilizada como matéria-prima para produção de talco, azulejos, tintas e pneus. Nesse mesmo período, o trabalho artesanal e a fabricação de panelas também teve ascensão, transformando-se na principal atividade econômica do distrito, com vendas para várias cidades da região.

Atualmente, esse trabalho com a pedra-sabão pode ser apreciado no distrito, com visitas às fábricas e aos ateliês dos artistas, que produzem peças variadas, como vasos, tabuleiros de jogos, panelas, porta-retratos, porta-joias, mandalas, souvenirs, entre outros objetos de decoração. Essas peças também podem ser apreciadas na sede, em Ouro Preto, nas lojas de artesanato e, principalmente, na Feira de Pedra-sabão, no Largo de Coimbra. 

População: 4243

Galeria

Igreja de Santa Rita de Cássia




Atrativos

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia


Sociedade Musical Santarritense - Santa Rita de Ouro Preto

Hospedagem
Gastronomia

Bom Retiro Sítio Bar


Pizzaria Jardim


Zé Trembeco Bistrô


Pesque Pague Varandão


Boutique da Carne


Mercearia Santa Rita

Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências:

COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques.Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de. História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Disponível em: > http://www.ouropreto.mg.gov.br/distrito/9 > Acesso em: 30/05/2019.

Conferido e atualizado por Vilma do Nascimento, em 23/01/2023. Alteração de texto em 1º parágrafo: “...muito devota de Santa Rita de Cássia.” (antes) -> “”...muito devota a Santa Rita de Cássia.” (atual). Em 4º parágrafo: "...econômica do distrito, vendendo para várias cidades da região." (antes) -> "...econômica do distrito, com vendas para várias cidades da região." (atual). Em 5º parágrafo: “... porta-retratos, porta-jóias, mandalas…” (antes) -> “...porta-retratos, porta-joias, mandalas...”