secretaria municipal de cultura e turismo





Santa Rita de Ouro Preto

O distrito de Santa Rita de Ouro Preto é sempre lembrado por sua tradição no artesanato e na fabricação de produtos em pedra-sabão, além da religiosidade da população, muito devota a Santa Rita de Cássia.

A localidade, que fica cerca de 30 km de Ouro Preto, surgiu ainda no século XVIII, nos primeiros anos da década de 1700, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, que estava em busca do ouro às margens do Ribeirão Falcão, mas encontrou no local a pedra esteatita, conhecida como pedra-sabão.

A devoção à Santa Rita de Cássia, trazida pelos bandeirantes, deu nome ao lugarejo, posteriormente chamado de Santa Rita de Ouro Preto, quando foi elevado a distrito, em 1938. Assim, o festejo mais importante do distrito é a festa da padroeira Santa Rita de Cássia, celebrada em 22 de maio com novena, alvorada, missa solene, levantamento de mastro, procissão, barracas com comidas e bebidas, além de shows. Há também desfile com carros alegóricos, nos quais há encenações de fatos importantes na vida da santa.

A venda da pedra-sabão para indústrias foi impulsionada a partir da década de 1970, já que a pedra pode ser utilizada como matéria-prima para produção de talco, azulejos, tintas e pneus. Nesse mesmo período, o trabalho artesanal e a fabricação de panelas também teve ascensão, transformando-se na principal atividade econômica do distrito, com vendas para várias cidades da região.

Atualmente, esse trabalho com a pedra-sabão pode ser apreciado no distrito, com visitas às fábricas e aos ateliês dos artistas, que produzem peças variadas, como vasos, tabuleiros de jogos, panelas, porta-retratos, porta-joias, mandalas, souvenirs, entre outros objetos de decoração. Essas peças também podem ser apreciadas na sede, em Ouro Preto, nas lojas de artesanato e, principalmente, na Feira de Pedra-sabão, no Largo de Coimbra. 

População: 4243

Galeria

Igreja de Santa Rita de Cássia




Atrativos

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia


Sociedade Musical Santarritense - Santa Rita de Ouro Preto


Banda civil Sociedade Musical Santaritense


Folia de Santos Reis de Santa Rita Maciel


Folia de Réis de Mata dos Palmitos

Hospedagem

Pousada Zacarias


Pousada Raio de Luz

Gastronomia

Bom Retiro Sítio Bar


Pizzaria Jardim


Zé Trembeco Bistrô


Pesque Pague Varandão


Boutique da Carne


Mercearia Santa Rita


Ponto do Açaí


Padaria e Confeitaria Pão da Vida

Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências:

COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques.Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de. História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Disponível em: > http://www.ouropreto.mg.gov.br/distrito/9 > Acesso em: 30/05/2019.

Conferido e atualizado por Vilma do Nascimento, em 23/01/2023. Alteração de texto em 1º parágrafo: “...muito devota de Santa Rita de Cássia.” (antes) -> “”...muito devota a Santa Rita de Cássia.” (atual). Em 4º parágrafo: "...econômica do distrito, vendendo para várias cidades da região." (antes) -> "...econômica do distrito, com vendas para várias cidades da região." (atual). Em 5º parágrafo: “... porta-retratos, porta-jóias, mandalas…” (antes) -> “...porta-retratos, porta-joias, mandalas...”