secretaria municipal de cultura e turismo



Capela de Santo Antônio do Monte

Engenheiro Corrêa

O distrito de Engenheiro Corrêa, situado a 38 km de Ouro Preto, é caracterizado por possuir antigas fazendas e natureza intocada, com destaque para a presença maciça de pequenas aves nas matas que o circundam.

Sobre as origens do distrito, sabe-se que teve início com um povoado próximo ao atual centro da localidade, denominado Santo Antônio do Monte. Em torno da pequena capela dedicada a Santo Antônio (ainda existente), muitas fazendas se estabeleceram. É possível ver os vestígios de vários e extensos muros de pedra seca, limítrofes destas fazendas. Esse local é um atrativo cultural e natural importantíssimo, pois fica na parte mais alta do distrito, porporcionando uma bela vista do vale.

A região, banhada pelo Ribeirão Sardinha, propiciava a construção e manutenção dessas fazendas que mineravam na região também praticavam o plantio de alimentos, que abasteceram as proximidades de Vila Rica.

A atual configuração do distrito se desenvolveu em torno da estação ferroviária, inaugurada em 1896, com o nome de Estação Sardinha (fazendo referência ao Ribeirão Sardinha). Nesse período, o lugarejo teve seu nome mudado para Engenheiro Corrêa, em homenagem a Manuel Francisco Corrêa Júnior, o engenheiro supervisor da Estação Sardinha, que faleceu em um desastre nas proximidades da estação.

Um dos principais atrativos arquitetônicos é a capela de São José, datada do final do século XIX. Construíram a igreja de Nossa Senhora da Conceição por volta de 1940, porque a anterior já não comportava todos os fiéis. Assim, Engenheiro Corrêa se desenvolveu tão rapidamente que, em 1953, foi elevada à categoria de distrito de Ouro Preto. 

 As festas religiosas também são tradição no local. A festa em louvor à Nossa Senhora se realiza junto às comemorações em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, no mês de agosto. A Festa de São José e de São Sebastião são preparadas com novenas, missas, barraquinhas e leilões.

População: 403

Galeria

Igreja de Nossa Senhora da Conceição


Capela de Santo Antônio do Monte


Festa de Santo Antônio


Celebração na Capela de Santo Antônio do Monte


Festa de Santo Antônio


Capela de Santo Antônio do Monte


Capela de Santo Antônio do Monte


Vista das montanhas em torno da Capela de Santo Antônio do Monte


Localidade de Santo Antônio do Monte (Brejo) em dia de festa de Santo Antônio

Atrativos

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Distrito Engenheiro Corrêa


Capela de São José - Distrito Engenheiro Correia


Capela de Santo Antônio do Monte - Distrito Engenheiro Corrêa

Hospedagem
Gastronomia

Lanchonete e Restaurante Tonho

Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências: COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais.Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques. Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de. História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Disponível em: >http://www.ouropreto.mg.gov.br/distrito/4 > Acessado em 30/05/2019.

Conferido por Vilma do Nascimento, em 19/01/2023. Ok.