secretaria municipal de cultura e turismo



Igreja Queimada de Nossa Senhora da Conceição.

Antônio Pereira

O distrito de Antônio Pereira, localizado a 25 km de Ouro Preto, é conhecido por sua forte vocação para a atividade mineradora, sua principal fonte de renda. Dentre os seus principais pontos turísticos, destacam-se as ruínas da igreja de Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1716, que quase sucumbiu a um incêndio em 1830, por isso é conhecida pela população como "Igreja Queimada". Em seu interior existe um curioso cemitério ainda em funcionamento.

Outro ponto de destaque é a Gruta da Lapa, que abriga uma pequena capela na rocha, atraindo grande número de romeiros todos os anos no dia 15 de agosto, data dedicada à Nossa Senhora da Lapa.

Sabe-se que o bandeirante português Antônio Pereira Machado seguiu para o norte de Vila Rica, chegando a um local denominando Bonfim do Mato Dentro, por volta do ano de 1700. Aos poucos, ele foi se estabelecendo com numerosas minas na região, tais como as do Romão, Mata-mata, Macacos, Capitão Simão, Fazenda do Barbaçal, Mateus e Rocinha. Dessa forma, o antigo Arraial ganhou o nome de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Pereira, pela devoção à santa e também uma referência ao minerador português.

A natureza que circunda o distrito também merece destaque. Alguns dos lugares mais belos ficam nas Cachoeiras da Pedreira: três cachoeiras com quedas não muito altas e águas límpidas.

Atualmente, a área natural de Antônio Pereira é protegida por lei, por ter sido, por muitos anos, explorada por garimpeiros em busca de ouro, topázio e cascalho, sendo este último usado como material de construção.

População: 4480

Galeria

Imagem de Nossa Senhora da Lapa


Gruta de Nossa Senhora da Lapa


Romeiros no Jubileu de Nossa Senhora da Lapa


Nossa Senhora da Lapa na Festa tradicional de Antônio Pereira


Igreja de Nossa Senhora das Mercês


Igreja Queimada de Nossa Senhora da Conceição.

Atrativos

Santuário de Nossa Senhora da Lapa


Igreja de Nossa Senhora das Mercês


Igreja Queimada de Nossa Senhora da Conceição


Igreja Queimada

Hospedagem
Gastronomia
Como Chegar
Referências

Texto: Greiza R. Tavares Rodrigues Ferreira - Jornalista - Agente Administrativo - Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - Prefeitura de Ouro Preto - MG.

Referências:

COSTA, Joaquim Ribeiro.Toponímia de Minas Gerais, Ed. Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte 1970.

MARTINS, Antonio de Assis e OLIVEIRA, José Marques. Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais.Typographia do Minas Geraes, Ouro Preto, 1864.

VASCONCELLOS, Diogo de. História Média de Minas Gerais. 4ª Edição. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974.

Disponível em: > http://www.ouropreto.mg.gov.br/distrito/2 > Acessado em 30/05/2019.

Conferido e atualizado por Vilma do Nascimento, em 19/01/2023. Alteração de texto - 1º parágrafo: "Dentre os seus principais pontos turísticos, destaca-se as ruínas..." (antes) ->  "Dentre os seus principais pontos turísticos, destacam-se as ruínas..."(atual).