O traçado da Estrada Real, no trecho entre os municípios de Ouro Branco e Ouro Preto, atravessa uma paisagem bem singular. A presença de muitos córregos, nascentes e cachoeiras, o relevo montanhoso e seus aspectos geológicos, o clima e a vegetação de matas de encostas e galerias, cerrados, campos limpos e campos rupestres, a existência de grotas e as mudanças de altitudes, em alguns trechos de forma abrupta, fizeram surgir nessa estrada obras de arte de engenharia civil, testemunhas do saber fazer dos séculos XVIII e XIX. Atualmente, a via que ligava o Porto da Estrela, no fundo da baía de Guanabara, a Vila Rica de Ouro Preto, sede da Capitania das Minas Gerais ficou conhecida como Estrada Real. O trecho entre o porto e Igreja Nova, hoje cidade de Barbacena, foi aberto em 1701, por Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, e ficou conhecido por Caminho Novo. O trecho Ouro Branco-Ouro Preto, de cerca de 30km, só veio a ser integralmente asfaltado em 2001, e guardou pontes e muradas do velho caminho, ainda preservadas, que constituem um dos mais impressionantes acervos de cantaria do país. O perímetro de tombamento das Obras de Arte da Estrada Real (trecho Ouro Preto/Ouro Branco) inclui o corpo principal das pontes, galerias, bueiros e arrimos (toda a sua composição estrutural), além das áreas de ancoragem e parte da rodovia que afeta os componentes que constituem as estruturas. Evidentemente, a área protegida contempla parte dos córregos afluentes e parte da vegetação das margens, assim como toda a geografia do lugar que justifica a existência das pontes. Constituem as obras de arte as seguintes estruturas:
1. Galeria de Drenagem (Ponte Zero);
2. Ponte Um (Ponte Rancharia 1);
3. Arrimo (Ponte Rancharia 2);
4. Ponte Dois (Ponte Rancharia 3);
5. Ponte Falcão;
6. Ponte da Caveira;
7. Galeria de Drenagem (Bueiro Serra do Itatiaia);
8. Arrimo Conjunto Calixto (Drenagem em Cantaria);
9. Ponte do Conjunto Calixto (Drenagem em Calixto);
10. Ponte do Conjunto Calixto (Ponte do Calixto).
Clique aqui para acessar o Dossiê de Tombamento das Obras de Artes da Estrada Real