Localizada no Morro de Sant’Ana ou Morro da Queimada, a iniciativa de sua construção é atribuída aos moradores do próprio morro onde se situa, a exemplo das demais capelas da Serra de Ouro Preto. Conforme consta em documento do Arquivo do IPHAN, esta capela deve ter sido construída nos primeiros tempos do ouro, em período anterior a 1720, como suas contemporâneas São João e Piedade.
Não foram encontrados elementos documentais capazes de esclarecer a autoria do projeto e a iniciativa de sua construção, sabendo-se somente que recebeu acréscimos e melhoramentos no decorrer do tempo. Conforme indicam os Relatórios de Presidente da Província, em 1855 e 1878 a Capela de Sant’Ana foi beneficiada com verbas para obras.
No século XX, a primeira referência data de 1935, e indica a substituição da madeira nos portais exteriores. Em 1961, a capela estava incluída no Plano de Obras do IPHAN que previa reformas de parte da cobertura, reparos nos revestimentos das alvenarias e pinturas a cal em alvenarias revestidas.
Funciona para reuniões com comunidade devota
Missa aos domingos às 9h