secretaria municipal de cultura e turismo

Cavalhada de Amarantina




Foto por:


Sobre

A Cavalhada é a representação das lutas entre mouros e cristãos, tradição procedente de Portugal. E composta por guerreiros e embaixadores: os mouros apresentam-se com calça branca, túnica e boina vermelha;  os cristãos vestem-se com o mesmo uniforme, mas de cor azul.

O rei cristão tradicionalmente representa Carlos Magno ( Rei Cristão que venceu os sarracenos de religião islâmica, quando a Península Ibérica foi retomado pelos reis Dom Diniz e Isabel, com as representações da Cavalhada, no século XIII, com símbolo da resistência cristã). Ele usa, além do uniforme azul, um blusão, uma capa, uma coroa e, nas mãos, leva uma cruz. O Almirante Balão, rei dos mouros, usa uma indumentária vermelha e, nas mãos, uma lança. A razão da disputa é a Rainha Florípedes, filha do Almirante Balão, com quem Carlos Magno pretende se casar.

A representação teatral dividi-se em três atos. No primeiro, chamado diplomático, os embaixadores cumprimentam-se com proposta de paz, trégua e rendição. Enquanto as negocioações estão acontecendo, o Bobo da Corte avisa aos embaixadores que a fortaleza moura foi invadida. No segundo ato, chamado de militar ou burlesco, os soldados entram em luta. E no terceiro ato, chamado de desportivo, os soldados cristãos comemoram a rendição moura e faz-se o casamento do Rei Cristão com a Rainha Moura.

Em Amarantina, a tradição da Cavalhada iniciou-se por volta de 1718 quando as áreas de campo foram utilizadas para pastagem dos cavalos do governo de Minas Gerais, substituídas posteriormente pelo Quartel da Cavalaria em Cachoeira do Campo. Dentro os membros ilustres participantes da Cavalhada, destacavam-se o Conde de Assumir e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Atualmente, cabe á Associação de Cavaleiros ''Mestre Nico'' de São do Amarante, no distrito de Amarantina, a preservação da manifestação. No campo das Cavalhadas, durante todo o ano pode-se assistir aos ensaios dos adultos e das crianças. As representações acontecem, principalmente, em setembro na festa do padroeiro.


FONTE: Livro Manifestações da Cultura Popular de Ouro Preto.

Galeria


Foto por:



Foto por:



Foto por:



Foto por:



Foto por:

Funcionamento

Segunda-Feira: Fechado.
Terça-Feira: Fechado.
Quarta-Feira: Fechado.
Quinta-Feira: Fechado.
Sexta-Feira: Fechado.
Sábado: Fechado.
Domingo: Fechado.