secretaria municipal de cultura e turismo

Folia de São Gonçalo




Foto por:


Sobre

A Folia de São Gonçalo do distrito de Amarantina também e uma tradição cultral do distrito de Amarantina. E composta por músicos e cantadores que ao som do violão e alguns intrumentos de percussão, levando a frente a bandeira, difundem a devoção ao Santo Violeiro. Antigamente a folia utilizava viola e sanfona, que foi substituída por violão , pandeiros e tambores. Do século XVIII até meados do século XX, nos dias que antecediam á festa do Santo, a folia percorria cada casa do distrito, cantando louvores a São Gonçalo e arrecadando dinheiro para as festividades. Enquanto isto se ensaiava a dança para agradecer as bênçãos recebidas. No dia da festa, a Folia e a Dança se encontravam e participavam da procissão.

A Folia de São Gonçalo também celebra a Festa de Reis, no diaa 06 de janeiro, e canta em vários eventos religiosos de Amarantina e do município de Ouro Preto.


A festa de São Gonçalo é um festejo popular de celebração ao santo, conhecido como santo casamenteiro e padroeiro dos violeiros. São Gonçalo teria sido um frade dominicano que viveu em Amarantina por volta do século XIII. Conta-se que costumava tocar e dançar com mulheres, impedindo-as de pecar, e que por purificar essas mulheres de forma duvidosa para alguns, ele recorria ao martírio, calçando sapatos e pregos, dormindo em cama de pedras ou redes com nós. Seu dia é comemorado em 10 de janeiro, e possui duas imagens ou iconografias que o representam: uma delas é a representação de São Gonçalo alegre, com uma viola na mão e vestindo calça curta, bota, capa e chapéu; a outra com veste longa, hábito, e segurando um cajado na mão.

A dança de São Gonçalo surge como parte do festejo e representação de sua dádiva, evocando diretamente a história do santo. Em alguns locais a dança também é apresentada como pagamento de promessa. O culto e a celebração oficial a São Gonçalo foi instituído no século XVI pelo papa Júlio III. No entanto, devido ao caráter profano-religioso da dança, que era praticada por mulheres e continha traços de sensualidade, acabou sendo proibido pelas autoridades eclesiásticas. Assim, a dança que era inicialmente apresentada dentro da igreja permaneceu nas zonas rurais.

A festa e a Dança de São Gonçalo conservam-se como uma festa popular e hoje temos registros dessas manifestações em Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Paraná, São Paulo entre outras localidades. Em Ouro Preto, no distrito de Amarantina, comemora-se a Festa de São Gonçalo em setembro na terceira semana do mês, junto com um importante evento para o município que são as cavalhadas de Amarantina. 

A folia de São Gonçalo foi uma novidade no distrito e mesmo nas tradições de grupo de dança em honra a São Gonçalo, que neste caso, possui uma relação direta com as folias de reis. A Folia de São Gonçalo foi criada durante uma novena de Natal eem 2003 e leva o nome do santo padroeiro do distrito. E teve seu primeiro cortejo em 6 de janeiro de 2004, como uma tentativa do grupo da novena de Natal de visitar algumas casas da comunidade com a imagen do menino Jesus, restaurando a tradição da folia de reis no distrito. Desde então a folia sai todo ano no dia 06 de janeiro para fazer visitas, mas também acompanha a procissão durante a festa de São Gonçalo. 

Galeria


Foto por:

Funcionamento

Segunda-Feira: Fechado.
Terça-Feira: Fechado.
Quarta-Feira: Fechado.
Quinta-Feira: Fechado.
Sexta-Feira: Fechado.
Sábado: Fechado.
Domingo: Fechado.