Não se pode precisar a data correta da origem da Festa do Divino Espírito Santo de São Bartolomeu, entretanto, os relatos locais remetem a uma memória compartilhada de que os festejos teriam origem no século XVIII. O distrito de São Bartolomeu realiza as festividades do Divino Espírito Santo e do padroeiro São Bartolomeu anualmente, de forma unificada. A devoção ao Divino Espírito Santo e a São Bartolomeu se manifestam fortemente na vida das pessoas que vivem ou viveram no distrito. Os festeiros se organizam sob liderança da figura de um “imperador”, ambos escolhidos no final da festa para assumir esse papel durante o ano de preparação para a próxima festa. Tendo um perfil carismático e influência reconhecida pelos devotos, o imperador deve, então, ser cortejado e respeitado sem maior problema quanto à imagem de poder que lhe é agregado durante a festa. Em São Bartolomeu, a contribuição do império ocorre em grande parte pela venda de votos para a eleição da princesa da festa. As candidatas vendem às vésperas da festa, e no decorrer dela, bilhetes como uma espécie de rifa. Assim, o carisma das candidatas também servem à economia da festa, sendo a satisfação pessoal das mesmas seu maior retorno caso eleitas pela maior arrecadação adquirida. Dessa forma, os atores/agentes da produção dos festejos podem ser divididos entre aqueles permanentes e aqueles que participam ativamente de cada celebração específica, os festeiros e personagens. Além desses, claro, há o trabalho das comunidades locais. Podemos notar alterações na programação da festa, na introdução de novos elementos, como a venda de votos das candidatas a princesa, as transformações ocorridas na Folia do Divino, entre outros. Mas existem elementos que permanecem na tradição da festividade, especialmente os aspectos religiosos, mais precisamente a fé das pessoas. Esse elemento é de importante destaque em toda a tradição cristã e não poderia ser diferente na celebração do Divino Espírito Santo. A celebração do Divino Espírito Santo mostra-se profundamente enraizadas e fundamentais para manutenção de laços de fé, sociabilidade e encontro, não só de moradores e ex-moradores do distrito, como também de todo o município de Ouro Preto e cidades vizinhas.