O Grêmio Literário Tristão de Ataíde - GLTA - é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Ouro Preto. O objetivo institucional do GLTA é o estudo, a produção e a difusão da arte e da cultura, especialmente nos campos da literatura, da música e das artes plásticas. (Estatutos Sociais - 1985). Fundado em 18 de outubro de 1938, pelo eminente educador Padre José Pedro Mendes Barros (1913-1999), é uma referência em Ouro Preto, pelos significativos serviços educativo-culturais prestados à comunidade. Funcionou de 1938 a 1957 no Colégio Arquidiocesano, onde foi fundado, sempre sob a presidência e orientação de seu fundador Padre Mendes. A partir de 1957, quis Padre Mendes dar ao GLTA o caráter de “universalidade”, motivando, assim, sua vinda “para a cidade”, onde funcionou em alguns locais, quer cedidos com gratuidade, quer pagando-se aluguel.Sua sede própria, à Rua Paraná nº136, construída e inaugurada em 1989, encontra-se no centro do núcleo histórico da cidade de Ouro Preto, com três importantes espaços:
Biblioteca: dotada de um acervo de literatura, abrangendo basicamente aquisição nas décadas de 1940 e 1950;
Teatro / Auditório: com 120 lugares, palco e camarim, onde se realizam palestras e apresentações artísticas, tais como teatro e música;
Galeria de Arte (Sala Ivan Marquetti): destinada às exposições de artistas plásticos, reestruturada em 2004 e nomeada como homenagem ao pintor Marquetti, para abrigar, dentro de um calendário de eventos, as exposições de artistas convidados.
O GLTA é atualmente dirigido pelo Presidente Maestro Rodrigo Angelo Toffolo e o Vice-Presidente Flaviano Souza Silva, constituindo o Conselho Diretor sua instância superior deliberativa. É, pois, um exemplo de permanência e fidelidade aos ideais que motivaram sua fundação. Sob as lições de Alceu Amoroso Lima, seu Patrono, e a espiritual herança do Padre Mendes, seu Fundador, constitui-se hoje presença viva no calendário de eventos da cidade de Ouro Preto, por Alceu denominada "capital da beleza, da saudade e da esperança".