Sine apresenta relatório das ações realizadas em 2022

O documento faz um comparativo de 2015 a 2022

Notícia publicada em 15/02/2023

Imagem: Ane Souz

Desde que a atual gestão assumiu a Prefeitura de Ouro Preto, houve inúmeras melhorias nos serviços públicos municipais. O Posto do Sine, por exemplo, foi reestruturado, modernizado e passou a ser melhor assistido pelo executivo.

Sob a coordenação de Guilherme de Jesus que, na gestão anterior de Angelo Oswaldo também esteve à frente do Sine, o Posto alcançou números substanciais para o desenvolvimento econômico da cidade, colocando Ouro Preto em um patamar que há anos não era alcançado.

Com as ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Ouro Preto atingiu a marca de 1.800 novos postos de trabalho, gerados em 2022, fazendo com que o município ficasse à frente das demais cidades da Região dos Inconfidentes.

Todo ano, a Sedese, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, estipula metas para os postos do Sine, determinando caminhos e metas. De acordo com o relatório de 2022, o Sine de Ouro Preto realizou mais de 17.000 atendimentos, ofertou 2.545 vagas (a meta era 279), encaminhou mais de 4.000 trabalhadores, superando em 280% a meta estabelecida. Foram inseridas 404 pessoas no mercado de trabalho e 689 se cadastram no sistema, o que é bastante substancial para que a Prefeitura possa criar ações como oficinas e cursos de capacitação para a população.

Além desses dados, o Sine apresentou um comparativo da atuação do Posto no período de 2015 até 2022, no qual observa-se uma melhora crescente na atual gestão municipal.

De acordo com o relatório comparativo, percebe-se que crescimento expressivo dos números, o que reflete de forma positiva na atual situação do município. Os atendimentos tiveram um aumento de 89,4% (8.392 a mais), o número de colocados em 2022 foi de 404, bastante superior em relação a 2015 (52 colocados). Outro dado positivo refere-se às novas requisições de seguro-desemprego, que reduziram 63,2% em 2022, demonstrando uma estabilidade nos postos de trabalho.

Ainda, de acordo com o comparativo, o Sine conseguiu aumentar em 845% o número de vagas ofertadas e encaminhou 3.111 trabalhadores a mais do que em 2015, um total de 336%. Todos esses dados atestam a melhoria na atuação do Sine na sede e nos distritos de Cachoeira do Campo e Antônio Pereira, onde são mantidos postos auxiliares de atendimento.

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social têm trabalhado juntas para proporcionar suporte ao Sine nas atividades de capacitação de trabalhadores e no estabelecimento de parcerias com empresas para divulgação de vagas. Além disso, o suporte do Sine junto ao Programa Jovens de Ouro 2.0 tem sido fundamental para inserção de jovens no mercado de trabalho.

Mais informações sobre vagas disponíveis, como cadastrar sua empresa e/ou contatos, acesse o link: https://ouropreto.mg.gov.br/sine/.

Figura nº1 – Relatório das ações do Sine em 2022.

Figura nº2 – Comparativo das ações do Sine de 2015 a 2022.

Álbum de fotos