Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a dirita o texto:Ouro Preto Prefeitura. A palavra Preto se encontra abaixo da palavra Ouro e a palavra Prefeitura se encontra abaixo da palavra Preto, estas se encntram na cor preta. Na parte central há o texto Portal da Transparência, onde a palavra Transparência se encontra abaixo das palavras aporatal da. O texto Portal da Transparencia se encontra na cor azul

Arquivo Público Municipal


O Arquivo Público Municipal de Ouro Preto é considerado um dos mais antigos do Brasil, tendo sido criado em 1751, segundo registro no livro de Acórdãos de Vereanças do mesmo ano. Atualmente, ele é composto principalmente pela documentação administrativa do município de Ouro Preto.

A história do Arquivo Público Municipal se confunde um pouco com a história do Arquivo Público Mineiro, este criado pela lei nº 126 de 11 de julho de 1895 por iniciativa do pesquisador, jornalista e político José Pedro Xavier da Veiga. O objetivo era guardar e preservar os documentos oriundos do poder público: documentos referentes à legislação, à administração, à história e geografia e às manifestações do movimento científico, literário e artístico do Estado. Quando Belo Horizonte foi inaugurada, em 1897, os arquivos do então Arquivo Público Mineiro foram sendo transferidos aos poucos para a nova capital. Até 1910, ainda houve o recolhimento de documentos. O que foi deixado para trás passou a integrar o acervo do Arquivo Municipal.

Consulta ao acervo

De segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. Também são realizadas visitas monitoradas previamente agendadas.

Contatos

Telefone: (31) 3559-3267
Endereços eletrônicos: arquivopublico@ouropreto.mg.gov.br
Blog do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto
Facebook do Arquivo Público Municipal de Ouro Preto

Sobre o acervo

O acervo conta com mais de 1500 livros e uma documentação avulsa que é medida por metros lineares, preenchendo alguns quilômetros. O acervo é dividido em fundos e coleções:

  1. Fundo da Câmara Municipal de Ouro Preto:

    Documentos de 1750 a 1970 - O acervo é constituído por livros de receita e despesas; contratos, arrematações, lançamentos e arrecadações de impostos; registros de patentes, de nombramentos, de provisões, de cartas de usança e de sesmarias; matrículas de escravos; atas de eleições; requerimentos; matrícula de expostos; criação de enjeitados; lançamentos de bilhetes e prêmios de loterias; jornais; vereações e acórdãos da Câmara; ofícios e despachos da Câmara; licença para lojas; portarias; pareceres; livros de tombo; registros de leis mineiras; petições; correspondências com autoridades; certidões; registros e aferições de pesos e medidas; cartas de aforamentos e termos de fiança.

  2. Fundo da Prefeitura Municipal de Ouro Preto:

    Documentos de 1931 aos dias atuais. O acervo é constituído por atas; decretos; portarias; nomeações; receita e despesas; correspondências; livro de registro de servidores; processos de obras públicas e particulares; livro de aforamentos; matrícula de alunos; registro de professores; documentos estatísticos; registro impostos; relatórios, plantas, dentre outros.

  3. Fundos de Origem Privada:

    São arquivos de moradores da cidade. Atualmente conta com:

    • Tarquínio José Barbosa de Oliveira

      Correspondências, cópias de fontes de pesquisa, certificados, publicações, etc de Tarquínio José Barbosa de Oliveira, farmacêutico e grande pesquisador da história de Minas Gerais. O livro “Cartas Chilenas”, de Tomaz Antônio Gonzaga publicado em 1972, foi organizado por ele.

    • José Pedro Xavier da Veiga

      Livros, periódicos, documentos textuais e iconográficos de José Pedro Xavier da Veiga, historiador, político e pesquisador pioneiro sobre jornalismo em Minas Gerais. Foi o fundador e primeiro diretor do Arquivo Público Mineiro.

    • Tonico Zelador

      Certidão, fotografias e cartas do morador de Ouro Preto. Com nome de batismo Antônio Hermes Dias e nome artístico é Antônio Hermes de Alencastro Figueiroa, Tonico Jones - O zelador, limpava voluntariamente as ruas da cidade, costumava ficar na região da Praça Tiradentes e alegrava a cidade de Ouro Preto com seus causos e músicas.

  4. Coleções
    1. Periódicos

      A coleção de periódicos se constitui de diferentes jornais que continham notícias sobre a cidade ou sobre a administração pública, como não existia o Diário Oficial de Ouro Preto, as mesmas eram publicadas em jornais locais ou jornais produzidos pela prefeitura. Outros jornais foram recebidos aleatoriamente.

    2. Fotografias

      As fotos foram produzidas durante o exercício das atividades da administração pública, a maioria das fotos são de obras públicas e eventos.

    3. Cartografia

      Produzidos durante o exercício das funções administrativas da Câmara e da Prefeitura de Ouro Preto. São mapas das minas, da cidade, plantas e croquis de obras públicas.

    4. Audiovisual

      Fitas de áudio e vídeo, discos e películas produzidos durante o exercício das funções administrativas da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Os discos foram recebidos por bandas.