Ouro Preto lança edital de fomento a manifestações culturais

Notícia publicada em 13/12/2017

Pela primeira vez na história, Ouro Preto lançará um edital público para fomento a manifestações culturais, que disponibilizará R$ 100 mil do Fundo Municipal de Cultura (FunCult). O evento histórico que marcará essa virada na gestão cultural do município será realizado na próxima sexta-feira (15/12), às 18h30, e contará com a apresentação de um dos ícones da produção cultural local, a Agremiação Zé Pereira dos Lacaios.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e pelo Conselho Municipal de Política Cultural, o lançamento do FunCult “contribuirá para democratização da produção cultural do município e para o fomento às mais diversas manifestações artísticas presentes na cidade”, de acordo com Zaqueu Astoni Moreira, secretário de Cultura e Patrimônio. O montante de R$ 100 mil do edital contemplará microprojetos com o valor de até R$10.000,00 para cada projeto aprovado.

Poderão concorrer ao incentivo do edital pessoas físicas e jurídicas, que comprovem atuação em alguma atividade cultural no município de Ouro Preto, com no mínimo dois anos de realização. Em especial, espera-se contemplar grupos culturais que tradicionalmente encontram dificuldades em captar recursos no mercado, tendo como público alvo, principalmente, as manifestações da cultura popular, pequenas entidades, grupos e coletivos, entre outros, de modo tingir a diversidade cultural ouro-pretana em seus vários espaços e territórios.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, ressalta a importância desse mecanismo para o fomento e a democratização do acesso á cultura: “o lançamento do edital mostra o efetivo comprometimento do município com sua promoção cultural, ao passo que marca a virada na forma com que as manifestações culturais locais são tratadas pela gestão pública municipal”. Em complementação, o presidente do Conselho de Política Cultural, Ricardo Campolim, avalia o edital como sendo uma “mola propulsora do desenvolvimento econômico municipal, promovendo oportunidades de capacitação profissional, intercâmbio e geração de emprego e renda para os artistas locais.”

Mais detalhes serão disponibilizados com a publicação do edital, previsto para janeiro de 2018.