Prefeitura realiza campanha de combate à Sífilis na próxima semana
Em 10/10/2017

De 16 a 25 de outubro, a Diretoria de Vigilância em Saúde de Ouro Preto realiza uma campanha de sensibilização e oferecimento de Testagem para Sífilis para a população em geral. A ação disponibilizará testes gratuitos em diversos pontos da cidade e também na vizinha Mariana. O objetivo é identificar pessoas com a doença, uma vez que a maioria dos infectados não têm conhecimento.

A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST). O teste para identificação é feito por meio de exames de sangue simples. Caso o teste rápido (que sai na hora) dê positivo, será realizado o exame de VDRL.

Os interessados em realizar o exame gratuitamente devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside de 16 a 19 de outubro.

Além disso, haverá mutirão para realização de testes também nas seguintes datas e locais:

- 16/10 - no Centro de Saúde no Campus da UFOP, de 09hs às 16h;

- 19/10 - no salão principal do SINDSFOP (próximo à UPA), de 09h às 16h;

- 25/10 - no CAPS-AD, no bairro Padre Faria, de 9h às 15h.

- Haverá também uma ação na Arena Mariana, dia 17 de outubro, das 13h às 15h30, pois a sede do SAE/Ouro Preto abrange também o município vizinho.

Prevenção

A principal maneira de prevenir a Sífilis é fazer uso do preservativo em todos os tipos de relações sexuais (anal, vaginal e oral). Mesmo no período de Sífilis Latente (quando ainda não se observa nenhum sintoma clínico da doença) pode-se transmitir a infecção aos parceiros sexuais. O tratamento da Sífilis é feito, na maioria dos casos, com a penicilina e pode durar, em média, de 7 a 14 dias, dependendo da fase da doença. A parceira ou o parceiro sexual de quem já está fazendo o tratamento também precisa realizar os exames para diagnóstico da sífilis e, em caso de resultado positivo, deverá passar pelo tratamento para evitar a reinfecção.

Em Minas Gerais, os usuários encontram os exames para diagnóstico da Sífilis (VDRL e teste rápido) no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE) e nas Unidades Básicas de Saúde. Em Ouro Preto, o telefone do SAE/CTA é (31) 3551-7699. Endereço: UPA/Policlínica de Ouro Preto. Av. Mecânico José Português s/n, bairro São Cristóvão.

Sobre a Sífilis

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que tem cura e tratamento garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A doença pode apresentar as seguintes classificações: Sífilis Adquirida, Sífilis na Gestante e Sífilis Congênita (transmitida de mãe para filho durante a gestação ou no momento do parto).

Os sintomas da Sífilis Adquirida podem variar de erupções na pele, nas mucosas, febre e queda de cabelo, podendo até mesmo causar, quando não tratada, problemas cardiovasculares e complicações ósseas.

As manifestações da Sífilis Congênita podem ocorrer ainda no útero ou mesmo após o nascimento do bebê, com possibilidade de nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, pneumonia, anemia, má-formação, acometimento cerebral, podendo levar à morte. Para as gestantes, é fundamental a realização do exame pré-natal logo no início da gestação e conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. É através destes exames de rotina, e do tratamento adequado da gestante, bem como do seu parceiro, que torna-se possível a prevenção da infecção no recém-nascido.

Para mais informações, acesse o site: www.saude.mg.gov.br/sifilis

Álbum de fotos

Estado de atenção