Notícia publicada em 13/12/2024
por Jeane Silva
Na última quarta-feira, 11 de dezembro, a Ouvidoria Feminina, um projeto de extensão do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), conveniado com a Prefeitura de Ouro Preto, destacou seu trabalho durante a 16ª edição do Encontro de Saberes da UFOP.
Com o tema “Conhecimento, Inovação e Demandas Sociais”, o evento, realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, promoveu a integração das atividades acadêmicas por meio de seminários e mostras nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. A participação da Ouvidoria Feminina nesse espaço foi especialmente relevante, pois além de atender a comunidade universitária, o projeto também oferece serviços voltados ao público externo, ampliando sua divulgação e impacto social.
A Ouvidoria Feminina reforça a necessidade urgente de educação sobre a violência de gênero, com foco em promover a autonomia feminina. O trabalho da equipe consiste em acolher mulheres, orientá-las e ajudá-las a identificar se estão vivenciando situações de violência de gênero. A partir desse diagnóstico, são apresentadas as possíveis ações e encaminhamentos.
A parceria com a Prefeitura de Ouro Preto tem sido fundamental para expandir o alcance do projeto, permitindo que o atendimento chegue também aos distritos da região. Segundo a coordenadora do projeto, Natália Lisboa, “com a parceria da Prefeitura, o acolhimento de mulheres em situação de violência e o devido encaminhamento são realizados de forma mais rápida e eficiente”.
Um projeto de tamanha relevância tem como meta alcançar um impacto cada vez maior. Por isso, espaços como o Encontro de Saberes, promovidos pela UFOP, aliados ao apoio do convênio com a Prefeitura, são essenciais para garantir que os serviços prestados cheguem a um número crescente de mulheres em Ouro Preto e seus distritos.
Texto: June Ruegger/ Revisão: Jeane Polva