Prefeito participa de solenidade que destaca com Comenda personalidades que são modelos de ação comunitária e de desenvolvimento para Ouro Preto


Trinta e duas pessoas e entidades foram agraciadas pela câmara dos vereadores

Notícia publicada em 16/05/2024
por Jeane Silva


Imagem: Neno Vianna

O prefeito Angelo Oswaldo e o chefe de gabinete Zaqueu Astoni participaram, nesta quarta-feira (15/05), da  homenagem promovida pela  Câmara Municipal às pessoas e entidades que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de Ouro Preto nas áreas de turismo, esporte,educação e direitos humanos. Entre os presentes estavam atletas, músicos, artistas, representantes de clubes e instituições como o Museu Boulieu. Angelo Oswaldo  falou da importância da iniciativa que destaca os esforços aos que prestam serviço na comunidade e ao povo de Ouro Preto. “Congratulamos por esse gesto tão importante, é muito bom reconhecer, destacar como exemplo, como poder, como caminho para toda a comunidade, aqueles que de fato têm o serviço prestado e iluminam o nosso tempo. Parabéns a todos e a todas”, disse o prefeito, confraternizando com o Legislativo.

A cerimônia foi no Centro de Artes e Convenções da  Universidade Federal de Ouro Preto. O espaço, que ficou lotado, contou também com a presença de  familiares e amigos dos homenageados. Para agradecer   cada cidadão e cidadã, 12 dos 15 vereadores realizaram a entrega da Comenda Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho), de autoria da vereadora Lilian França, a Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho, de autoria do vereador e presidente da Câmara José Geraldo Muniz,  Zé do Binga,   e da  Comenda Mérito Desportivo, de autoria do ex-vereador Marquinho do Esporte.

Comenda e agraciados

A Comenda Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, faz uma referência ao escultor, arquiteto e entalhador, considerado o mais importante artista colonial brasileiro. A medalha foi entregue a ouro-pretanos que, inspirados na vida de Aleijadinho, fazem história no município, defendem a causa de uma cidade mais acessível e em sintonia com os Direitos Humanos Universais. Foram agraciadas sete pessoas: Emerson Vieira Fernandes que recebeu a medalha do vereador e presidente da câmara, José Geraldo Muniz, Zé do Binga; a Fanfarra "Mãos que Fazem a Diferença", homenageada pela vereadora Lilian França; a Fundação Aleijadinho, pelo vereador  Alex Brito; João Avelino Pereira, pelo vereador Vander Leitoa; Júlio César Francisco Gonçalves, pelo vereador Matheus Pacheco; Marcelo Dias de Santana; por Reginaldo do Tavico; Maria das Graças Eduardo Fernandes, por Naércio Ferreira; e Wilton Neves da Silva, pelo vereador Renato Zoroastro.

A Comenda Mérito Desportivo foi criada para reconhecer e agradecer atletas, entidades, empresas, cidadãos e cidadãs que contribuem para valorizar e destacar o esporte em Ouro Preto. A medalha foi entregue para 13 pessoas: Andrea Aparecida da Silva, agraciada pelo vereador Naércio Ferreira;  o representante do Clube de Futebol Bebi Água Master - Ouro Preto, pelo vereador e presidente da Câmara José Geraldo Muniz, Zé do Binga; Denersom Xavier, pelo vereador Luciano Barbosa; Emerson Silva Nascimento, pelo  vereador Matheus Pacheco; Janir Eunesio de Jesus, pelo vereador Vander Leitoa; João Vitor Peruce Resende Morais Silva, pelo  vereador Mercinho; a Liga Independente de Futebol Amador – LINFA; por Renato Zoroastro; Marcos Túlio Fagundes; pelo vereador Júlio Gori; Nilson dos Santos Meira, pelo  vereador Reginaldo do Tavico; Paulo Vitor de Almeida Santos, pela vereadora Lilian França; o Peñarol OP, pelo vereador Wanderley Rossi Kuruzu; Rodrigo José Pimenta, pelo vereador Vantuir Silva; e o Studio Duofit, por Alex Brito.

A Comenda  Genival Alves Ramalho foi criada com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que executam trabalhos relevantes relacionados à preservação e ao desenvolvimento turístico e cultural de Ouro Preto. Genival Alves Ramalho foi um prefeito, empreendedor e realizador de ações do município por duas vezes. Entre outras ações, criou o Serviço Municipal de Turismo e trouxe o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais para Ouro Preto. Foi um grande empreendedor e idealizador

Para a Associação Desportiva Cultural Cativeiro Capoeira, a entrega da medalha foi feita pelo vereador Wanderley Rossi Kuruzu; para Carlos Henrique de Souza, pelo vereador Wander Leitoa; para Christian Dias Martins, pelo  vereador Reginaldo do Tavico; Deolinda Alice dos Santos recebeu a medalha pelas mãos do  vereador Vantuir Silva e Flávio Gonçalves Gomes, do vereador Renato Zoroastro. Para a Irmandade Nossa Senhora dos Prazeres (do distrito de Lavras Novas), a entrega da medalha foi feita pelo vereador  Matheus Pacheco; para Lucas Gabriel Alcântara, pelo vereador Naércio Ferreira; Moacir Sebastião dos Santos pelo vereador Júlio Gori; em homenagem ao Museu Boulieu, a entrega foi feita por Alex Brito; para Nelson Marcos da Silva, pela vereadora Lilian França; para a Pousada Águas de Santa Rita, pelo vereador Mercinho; e para Roberto Sussuca Ferreira dos Santos, a medalha foi entregue pelo vereador e presidente da câmara, José Geraldo Muniz, Zé do Binga.

 

Texto: Názia Pereira/ Revisão: Victor Stutz

 

Álbum de fotos

Receba notícias da Prefeitura

×