Histórica Semana Santa de Ouro Preto começa nesta sexta-feira


Um dos eventos mais tradicionais de Minas Gerais seguirá até o dia 31 de março

Notícia publicada em 22/03/2024
por Patrick Silva


Imagem: Patrick de Araújo

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, as ladeiras históricas de Ouro Preto serão tomadas pelas celebrações da Semana Santa, a maior festividade para a comunidade católica e um dos eventos mais importantes do calendário cultural ouro-pretano. Além da programação religiosa, a cidade também receberá uma programação cultural.

 

Nesta sexta-feira, acontece o encerramento do Setenário das Dores. Após a celebração, às 19 horas, na Basílica do Pilar, a comunidade segue em procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, a Mercês de Cima. Já no sábado, dia 23, as celebrações acontecem durante todo o dia em vários pontos da cidade.

 

No domingo, dia 23, a partir de 8h30, acontece a Bênção de Ramos na Igreja de São Francisco de Paula, seguida por procissão festiva até a Basílica do Pilar. O domingo será encerrado com a emocionante Procissão do Encontro, que reúne uma multidão de fiéis na Praça Tiradentes, para presenciar o encontro da imagem do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores. E a comunidade segue em procissão percorrendo os Passos da Paixão até a Basílica do Pilar, para o Sermão do Calvário. O Sermão do Encontro será realizado pelo monsenhor Danival Milagres Coelho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, que foi pároco da Paróquia do Pilar, em Ouro Preto, durante muitos anos e retorna à cidade para mais uma celebração de fé.

 

Programação cultural

Além de todas as celebrações religiosas, a Semana Santa também conta com uma vasta programação cultural. Durante a noite de sexta-feira, dia 22, o contador de causos, Marcelino Xibil Ramos, apresenta mais uma edição da Caminhada Assombrada, desta vez, em especial de quaresma, pelas ruas de Ouro Preto. A apresentação acontecerá nos dias 22, 23 e 27 de março, saindo da Rodoviária de Ouro Preto, às 20h, e percorrendo algumas ruas do centro histórico da cidade. Também, durante a noite de sexta-feira, o ator Marcos Veras apresenta na Casa da Ópera de Ouro Preto, o espetáculo “Vocês Foram Maravilhosos”.

 

No sábado, dia 23, a juventude da Paróquia de Santa Efigênia apresenta o Auto da Paixão, peça criada pelos jovens da comunidade que retrata a história de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição. O ato será às 20h nas escadarias da Igreja Matriz de Santa Efigênia. No dia 23 de março, a Casa da Ópera, o Teatro Municipal de Ouro Preto, recebe novamente, o pianista Bruno Hrabovsky com o concerto da turnê de 10 anos do projeto ROCK AO PIANO. No projeto, o músico apresenta grandes clássico do rock internacional ao som do piano artístico. Ainda no sábado, dia 23, acontece no Museu Casa dos Contos a abertura da exposição “Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto”, uma coletânea de imagens da Semana Santa de Ouro Preto ao longo de 100 anos. A mostra fica em exibição até o dia 19 de maio.

 

Na segunda-feira, dia 25, a comunidade do bairro Antônio Dias apresenta a Encenação da Via Sacra, após a missa das 19h no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Praça Antônio Dias. A via sacra irá percorrer as ruas do bairro e contará com a presença dos jovens da paróquia, do seminarista Edgar e com a participação do Padre Edmar, recentemente nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Na manhã de segunda-feira, acontece a abertura do seminário “Minasmundo, Ouro Preto (2024-1924)”, que segue até o dia 27 de março e investiga a passagem dos modernistas em Ouro Preto e outras cidades históricas de Minas Gerais durante a Semana Santa de 1924, viagem que mudou para sempre a arte brasileira.

 

A Semana Santa é um dos eventos mais importantes para a cidade, as celebrações movimentam toda a cadeia de serviços do município e a economia ouro-pretana. Para 2024, a expectativa de público é de 20 mil a 30 mil pessoas em quatro dias. A expectativa de ocupação da rede hoteleira, com base em anos anteriores, é de 90% a 100%, e a previsão de injeção econômica, com base na pesquisa de Demanda Turística, é de quase R$ 15 milhões na economia local. Para acessar a programação completa da Semana de Ouro Preto e de outros eventos da cidade, acesse o Portal do Turismo de Ouro Preto: https://ouropreto.mg.gov.br/turismo/.

 

Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz

 

 

Álbum de fotos

Receba notícias da Prefeitura

×