Escola do Sebrae NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) inicia suas atividades em Ouro Preto


As aulas começam dia 25 de setembro na Escola Municipal Monsenhor José Castilho Barbosa, escola da Barra

Notícia publicada em 19/09/2023
por Vanência Magela


Imagem: Nathália Souza

Uma conquista importante para Ouro Preto é a volta das atividades do SENAI no município, dessa vez, em outro formato. Trata-se de um curso técnico em Administração oferecido pelo SENAI, com metodologia do Sebrae, mais moderna e voltada para a formação empreendedora. O NEJ atende a uma política regional de Desenvolvimento e Diversificação da Economia e, com ele, Ouro Preto replica as melhores práticas do Sebrae no Estado de Minas.

A Escola do Sebrae NEJ tem por objetivo transformar jovens em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Durante um ano, os estudantes recebem formação técnica em Administração, totalmente gratuita, por meio de uma metodologia inovadora que alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão. Os alunos aprendem sobre comunicação empresarial; contabilidade gerencial; inglês para negócios; liderança e gestão de pessoas; e pensamento computacional e digital, além de aulas práticas como a de empresa simulada, na qual os alunos criam uma empresa completa do zero com outros colegas.

O curso chegou a Ouro Preto por meio de visita técnica dos membros Valmir Maximiano e Samuel Sabino, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e a equipe do PADE à unidade do NEJ, em Nova Lima, onde o curso já é ofertado com sucesso há 05 anos.

O prefeito Angelo Oswaldo reafirma a conquista do retorno do SENAI para Ouro Preto. “Uma escola que matricula seus alunos no futuro, voltada para o empreendedorismo e que funcionará na Escola Municipal Monsenhor José Castilho Barbosa, um ganho enorme para nossa educação”.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, esse é um grande passo para o ambiente empreendedor que Ouro Preto tem buscado implementar. “O objetivo final do NEJ é se firmar em Ouro Preto e formar inúmeros ouro-pretanos totalmente aptos a abrir e alavancar os seus próprios negócios, diversificando e potencializando a economia local. Isso é bom para a população que cria autonomia financeira, e para o município, com geração de emprego e renda, fomentando toda a cadeia econômica da cidade”.

Maria Eduarda, 21 anos, futura aluna do curso, disse estar muito animada com a oportunidade. “Para mim vai ser ótimo, pois já atuo na área venda, o curso é gratuito e, como o curso é à noite, dá para conciliar com meu trabalho”.

Brayan Gamarano, gerente do SENAI disse estar feliz por retornar ao município. “Trabalhamos com a oferta de capacitações e poder trazer essa educação para Ouro Preto, cidade chave para o desenvolvimento econômico da nossa região, é muito importante para podermos atingir nosso objetivo”.

Todo o projeto foi elaborado por vários setores da Secretaria, como a Diretoria de Estudos Econômicos, que mapeou a demanda por formação empreendedora, a procura por mão de obra no município, principalmente, para oferta de vagas mediante curso dos Jovens de Ouro. A gestão do NEJ é feita pela Diretoria de Economia Criativa e Solidária, com a diretora Suzana Fernandes que, junto à equipe do SENAI, fez acontecer as primeiras de muitas turmas que teremos na cidade.

 

 

Texto: Nathália Souza / Revisão: Nathália Souza

Receba notícias da Prefeitura

×