Notícia publicada em 19/09/2023
por Vanência Magela
Uma conquista importante para Ouro Preto é a volta das atividades do SENAI no município, dessa vez, em outro formato. Trata-se de um curso técnico em Administração oferecido pelo SENAI, com metodologia do Sebrae, mais moderna e voltada para a formação empreendedora. O NEJ atende a uma política regional de Desenvolvimento e Diversificação da Economia e, com ele, Ouro Preto replica as melhores práticas do Sebrae no Estado de Minas.
A Escola do Sebrae NEJ tem por objetivo transformar jovens em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Durante um ano, os estudantes recebem formação técnica em Administração, totalmente gratuita, por meio de uma metodologia inovadora que alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão. Os alunos aprendem sobre comunicação empresarial; contabilidade gerencial; inglês para negócios; liderança e gestão de pessoas; e pensamento computacional e digital, além de aulas práticas como a de empresa simulada, na qual os alunos criam uma empresa completa do zero com outros colegas.
O curso chegou a Ouro Preto por meio de visita técnica dos membros Valmir Maximiano e Samuel Sabino, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (CONDES) e a equipe do PADE à unidade do NEJ, em Nova Lima, onde o curso já é ofertado com sucesso há 05 anos.
O prefeito Angelo Oswaldo reafirma a conquista do retorno do SENAI para Ouro Preto. “Uma escola que matricula seus alunos no futuro, voltada para o empreendedorismo e que funcionará na Escola Municipal Monsenhor José Castilho Barbosa, um ganho enorme para nossa educação”.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, esse é um grande passo para o ambiente empreendedor que Ouro Preto tem buscado implementar. “O objetivo final do NEJ é se firmar em Ouro Preto e formar inúmeros ouro-pretanos totalmente aptos a abrir e alavancar os seus próprios negócios, diversificando e potencializando a economia local. Isso é bom para a população que cria autonomia financeira, e para o município, com geração de emprego e renda, fomentando toda a cadeia econômica da cidade”.
Maria Eduarda, 21 anos, futura aluna do curso, disse estar muito animada com a oportunidade. “Para mim vai ser ótimo, pois já atuo na área venda, o curso é gratuito e, como o curso é à noite, dá para conciliar com meu trabalho”.
Brayan Gamarano, gerente do SENAI disse estar feliz por retornar ao município. “Trabalhamos com a oferta de capacitações e poder trazer essa educação para Ouro Preto, cidade chave para o desenvolvimento econômico da nossa região, é muito importante para podermos atingir nosso objetivo”.
Todo o projeto foi elaborado por vários setores da Secretaria, como a Diretoria de Estudos Econômicos, que mapeou a demanda por formação empreendedora, a procura por mão de obra no município, principalmente, para oferta de vagas mediante curso dos Jovens de Ouro. A gestão do NEJ é feita pela Diretoria de Economia Criativa e Solidária, com a diretora Suzana Fernandes que, junto à equipe do SENAI, fez acontecer as primeiras de muitas turmas que teremos na cidade.
Texto: Nathália Souza / Revisão: Nathália Souza