Secretaria de Saúde promove atividades para o Agosto Dourado
Em 02/08/2017

A Secretaria de Saúde realiza nesta sexta-feira, 4 de agosto, o XIII Encontro Municipal de Aleitamento Materno, que será realizado na Escola de Farmácia. Profissionais da Atenção Primária à Saúde participarão de palestras, debates e atividades sobre a amamentação, que tem seu dia comemorado mundialmente em 1º de agosto.

O encontro terá início ao meio dia com término às 16h30. A nutricionista da UFOP, Marília Alfenas, a Enfermeira da Santa Casa Júlia Santos Ibrahim, a Enfermeira Luiza Polliana Godoy Paiva, do PSF Piedade e a Doula Júlia Araújo Menezes falarão sobre avanços e pesquisas sobre o leite materno, elaboração do plano de parto e sua influência no sucesso do aleitamento, e sobre doação do leite materno

Para a população, a Secretaria preparou diversas atividades ao longo do mês de agosto. Os eventos são gratuitos e abertos a comunidade.

O Agosto Dourado foi instituído pelo Congresso Nacional em março deste ano, por meio do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2017. A campanha visa estimular e intensificar a conscientização sobre a importância do leite materno. Neste ano, o tema a ser discutido é “Proteger a amamentação: construindo aliança sem conflitos de interesse”.

Em Ouro Preto, diversas ações já são apoiadas pela Prefeitura:

Cantinhos da amamentação:

Atualmente o município conta com cinco espaços desta natureza. O local oferece  suporte às mães para  alimentarem seus bebês. O cantinho conta com a supervisão de um profissional e materiais educativos com diretrizes que apoiam e defendem o aleitamento materno.

IV Prêmio Bibi Vogel:

Em 2013 o município foi contemplado com o  IV Prêmio Bibi Vogel. O Ministério da Saúde entregou uma placa simbólica como forma de homenagear as ações que Ouro Preto vinha realizando em 2011 e 2012 sobre a proteção de aleitamento materno.

Banco de Leite da Santa Casa:

Criado em 2014, a Santa Casa de Ouro Preto recebe doações de leite materno para serem repassados as outras mães que têm dificuldades em gerar o seu próprio leite. O espaço também conta com profissionais que orientam e esclarecem dúvidas.O horário de atendimento é das 8h até às 19h.

Lei  Complementar Nº. 83 - Licença de 6 meses para servidora pública municipal:

Sancionada em 27 de setembro de 2010, a Lei Complementar concede mais 60 dias para Licença Maternidade às servidoras públicas municipais com direito à remuneração integral.

Lei Nº 950 de 9 de Julho de 2015

Qualquer estabelecimento do Município deve permitir o aleitamento materno em seu interior, independentemente da existência de áreas segregadas para tal fim.

Programação Agosto Dourado*:

Grupo de gestantes e nutrizes – PSF Antônio Dias

Data: 09/08/2017

Tema: Amamentação e dieta

Grupo de gestantes, puérperas e familiares - Psf Bem Viver (Cachoeira do Campo)

Data: 10/08/2017

Horário: 13 h

• Importância do aleitamento materno

• Como se preparar para o aleitamento, incluindo aspectos psicológicos

• Dinâmica postural (alongamento para aliviar dores nas costas)

• Roda de conversa:

• Discussão da dinâmica

• Dúvidas

• Relato de experiência anterior

• Expectativa das primíparas

Grupo de gestantes – Psf Antônio Pereira

Data: 17/08/2017

Temas:

• Fisiologias e alterações no corpo durante gestação

• Pré-parto

• Parto

• Pós-parto

• Cuidados consigo mesma pós-parto

• Cuidados em caso de cesárea.

• Uso de método contraceptivos pós-parto

• Puerpério.

PSF Alvorada

DATA: 23/08/2017

Palestra para beneficiários do bolsa família e gestantes com a participação de representantes de profissionais do corpo de bombeiros.

TEMAS: CURIOSIDADES E BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO E PRIMEIRO SOCORROS EM ACIDENTES DOMÉSTICOS;

HORÁRIO: INÍCIO ÁS 13:30h
LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA UBS SÃO CRISTÓVÃO.

Data: 24/08/2017

• Cuidados com Recém nascido

• Banho

• Coto umbilical

• Cólicas

• Mastite

• Amamentação

Encontro com gestantes e nutrizes - PSF Topázio (RODRIGO SILVA)

DATA: 10/08

HORÁRIO: 13 às 15h30

TEMA:

• Principais dificuldades encontradas na amamentação, roda de conversa.
  • Primeiros cuidados com RN
  • Técnica banho banheira, balde, cuidados com coto umbilical, roda conversa e esclarecimento dúvidas.

Gincana de Promoção do Aleitament Materno - PSF CAMINHAR (PSF PIEDADE)

Horário: 15:00 h

Local: Escola Municipal Isaura Mendes,

Tema: Serão discutidos os mitos e verdades que envolvem o processo de amamentação