Notícia publicada em 02/06/2023
por Sabrina Pereira
Nesta quinta-feira, 1 de junho, aconteceu a Cerimônia de Abertura do Festival de Turismo em Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento contou com a presença de representantes de vários municípios de Minas Gerais. O encontro buscou promover a importância de explorar o potencial criativo dos setores relacionados à cadeia produtiva do turismo. Um momento muito importante para o turismo de Ouro Preto e das demais cidades mineiras inclusas no evento.
O Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto é uma correalização do “Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau” e da Prefeitura de Ouro Preto. A Feira busca criar conexões entre os setores turísticos e fortalecer aquelas que já foram estabelecidas, para promover os produtos e serviços de toda a região dos inconfidentes e dos Circuitos Turísticos Mineiros. O evento também é uma excelente oportunidade para promover a economia local, incentivando a compra de produtos regionais e o estabelecimento de parcerias entre empresários do setor turístico.
O secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, falou sobre as expectativas para o festival. “Na quinta-feira participamos da abertura do 3 º Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto, uma correalização do "Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau” e da Prefeitura de Ouro Preto. Esperamos que seja um grande festival, à medida que Ouro Preto é a porta de entrada para o turismo em Minas Gerais, o turismo é a maior fonte de emprego na cidade. A economia limpa e inteligente é muito importante para nós. Temos visto a participação efetiva de muitos municípios, circuitos turísticos e também da economia criativa de Ouro Preto, estandes de artesanato e de diversos produtos de boa qualidade, com o da Associação dos doces de Santo Antônio do Leite, e também da ACEOP Mulher", relatou o secretário.
Durante a cerimônia, o Prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, falou sobre o momento positivo do turismo em Minas. “Nós acompanhamos a trajetória de construção desse grande evento que se fixa, de fato, nos calendários de Ouro Preto, Minas Gerais e do Brasil, como uma referência na promoção e no fortalecimento do turismo. Estamos vivendo um momento muito positivo para o turismo em Minas Gerais. Em Ouro Preto, os números nos animam cada vez mais, com o apoio do governo do estado, tivemos a chegada do grupo português Vila Galé, uma bandeira internacional para hotelaria em Minas, a presença do Vila Galé nos coloca nos circuitos internacionais. Isso incrementa ainda mais o turismo na região dos Inconfidentes, na rede das cidades históricas e em nosso estado. Estamos, portanto, num momento de mobilização de todos os que possuem um protagonismo no campo do Turismo. É importante que essa união se estabeleça aqui de uma forma ainda mais organizada, com uma nova logística, para que todos os atores e agentes possam de fato trazer um contributo para a consolidação desse sucesso”, ressaltou o prefeito.
O Festival segue até dia 03 de junho, com muitas discussões e trocas sobre turismo, workshops, gastronomia, negócios e muitas atividades culturais, tudo isso com entrada franca. Para participar dos workshops é necessário fazer a inscrição através do link: https: //www.sympla.com.br/evento/festur-r-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-3a-edicao/1978015 . A programação completa do Festival você confere na aba eventos do nosso site.