“1° Seminário de capacitação sobre o pé diabético” é promovido pela Saúde


O seminário foi voltado aos médicos e enfermeiros que atuam na Atenção Primária e Secundária

Notícia publicada em 02/06/2023
por Nízea Coelho


Imagem: Júlia Adrielle

Doença causada pela falta ou má absorção de insulina, o diabetes pode gerar complicações. A Secretaria Municipal de Saúde realizou na FAOP, no dia 2 de junho, um trabalho de capacitação de médicos e enfermeiros da rede no “1° Seminário de capacitação para o pé diabético”.

Para o médico cirurgião cardiovascular Anderson Gariglio Rocha, palestrante do curso, essa capacitação previne e diminui complicações e gastos no Município, além de resgatar as pessoas que estão à margem do sistema, por não serem diagnosticadas no tempo correto.

 

O que é um pé diabético?

O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés das pessoas com diabetes não controlado, podendo gerar infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, podendo gerar feridas que não cicatrizam e infecções.

“A gente pode tentar reverter esse quadro. O tempo às vezes é muito importante, principalmente na erisipela. Então, a atenção primária é a porta de entrada dessas pessoas no sistema pé diabético, reduzindo em até 80% das amputações”.

Com a capacitação, a Saúde almeja melhorias no atendimento aos pacientes e no processo de triagem.

Ricardo Duarte, gerente da atenção primária, comenta que o Município vem avançando na compra de melhores coberturas para o tratamento das feridas. “Essa triagem vem no sentido de capacitar a rede não só na identificação do paciente, mas para prestar uma assistência melhor na prevenção dos agravos”.

 

Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Victor Stutz

Receba notícias da Prefeitura

×