Notícia publicada em 02/06/2023
por Nízea Coelho
Mais uma vitória para os ouro-pretanos! Ao todo, 115 jovens participantes do Programa Jovens de Ouro 2.0 concluíram seus cursos de capacitação e a Formação Cidadã e receberam seus certificados na quinta-feira, 1º de junho, em uma cerimônia no Museu Boulieu.
A formatura contou com a presença do prefeito, Angelo Oswaldo; da vice-prefeita, Regina Braga; dos secretários de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha; e Desenvolvimento Econômico, Felipe Guerra; da Diretora de Cidadania e Políticas Públicas para a Juventude, Lívia Oliveira, e os vereadores da Câmara de Ouro Preto, José Geraldo Muniz (Zé do Binga) e Matheus Pacheco.
“O programa tem o compromisso com a tecnologia, inovação e com o futuro. A cidade e os 12 distritos têm muito potencial, força e energia para muito mais”, declara o prefeito.
De fato, os jovens tiveram a oportunidade de se capacitar no viés do que o mercado de trabalho atual exige e em várias áreas do conhecimento, como administração, gestão e negócios; desenvolvimento de habilidades; empreendedorismo; ferramentas de escritório; profissões para o futuro; programação; saúde pública e TI e Software, abrangendo cursos, como Word Básico, Excel Básico, Power Point Básico, Introdução à Informática, Auxiliar de Escritório, Inteligência Emocional, Oratório de Alta Performance, Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento, Workshop Marketing Digital, Criação de Soluções Inovadoras, Ferramentas digitais para o mercado de trabalho, Fundamentos de Excel, Tecnologias para o futuro e Desenvolvimento Web Básico.
Livia Oliveira ressalta os resultados alcançados e os próximos passos: “Foram mais de 300 cursos concluídos e mais de 6 mil horas de acesso. O conhecimento teórico é valioso para o mercado. Agora, os jovens maiores de 18 anos serão encaminhados para o SINE, criando um link entre as vagas e os profissionais adequados”.
Os cursos foram disponibilizados pela plataforma TecPop Minas com a infraestrutura dos laboratórios de informática nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Antônio Pereira e Santa Rita. Na sede, os laboratórios foram instalados na Casa do Professor e na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP). Houve também a parceria com as escolas dos distritos de Cachoeira do Campo, Santo Antônio do Salto e Miguel Burnier para que os jovens utilizassem os laboratórios estruturados para essa finalidade nessas localidades.
A Formação Cidadã foi realizada presencialmente, na sede e distritos, pelos técnicos de referência do Programa, a assistente social Josiane Jerônimo, a pedagoga Izabella Rocha, e o psicólogo Rodrigo Pinto.
Atualmente, além dos técnicos de referência, a equipe do Programa também conta com dois educadores sociais, Ryan dos Santos Estevam e Suelem Santos, e a auxiliar administrativa Paloma Júnia.
Citando Paulo Freire, o secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, destacou o esforço de toda a equipe para que os resultados fossem positivos: “Nós falamos de esperança, mas do verbo esperançar, não do verbo esperar. A equipe não esperou, eles confiaram e avançaram”.
Também compareceram à formatura o secretário de Governo, Yuri Borges; de Fazenda, Gever Chagas; de Segurança e Trânsito, Juscelino Gonçalves; a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Margareth Monteiro; a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães; a secretária adjunta de Educação, Silvia Teixeira; a vereadora da Câmara de Ouro Preto, Lilian França; o coordenador do SINE, Guilherme de Jesus; o comandante da Guarda, Jonathan Marota; o presidente da ACEOP, Natalino Figueiredo; e membros da equipe da secretaria de Desenvolvimento Social e servidores do CRAS de Antônio Pereira, São Cristóvão, Cachoeira do Campo, e CRAS Volante.
O edital para a próxima turma de Jovens de Ouro 2.0 tem previsão de ser lançado em 1º de agosto de 2023, no Diário Oficial do Município e nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Ouro Preto.
Dúvidas podem ser solucionadas pelo perfil no Instagram: @jovensdeouro2.0 ou telefone/whatsapp (31) 9 9231-3903.
Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz