Notícia publicada em 01/06/2023
por Nathália Silva
Em 2019 foi a última edição do Mérito Empresarial de Ouro Preto, devido à pandemia. Agora, em 2023, o evento retorna ao calendário municipal e será realizado em setembro, no dia 16, no Hotel SESC Ouro Preto, com objetivo de premiar as boas práticas empresariais do comércio e do setor de serviços da cidade.
O lançamento aconteceu ontem, 31, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), com o início da venda dos ingressos e uma explanação sobre como será feita a pesquisa que definirá quais serão os comércios mais indicados pela população.
De acordo com o professor Adriano Cerqueira, coordenador do Instituto Giga, responsável pelas pesquisas e apuração, o processo de coleta de dados será feito por meio de questionário que será aplicado em 350 moradores de Ouro Preto, da sede e do distrito de Cachoeira do Campo. No questionário, constarão aproximadamente 48 categorias (segmentos) e a pesquisa, dividida por faixa etária e sexo, será feita durante um final de semana do mês de agosto, envolvendo apenas cidadãos maiores de 16 anos.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, ressaltou que esse evento é muito importante para o comércio: “O presidente Natalino está empenhado para que a pesquisa seja bastante clara, dando mais segurança ao empresariado, um processo idôneo. Quem não estiver nos primeiros lugares terá oportunidade de buscar melhorias no seu empreendimento, como capacitações. Ou seja, é uma competição positiva para todo o comércio ouro-pretano”.
“O mérito é uma valorização do empresariado ouro-pretano e de suas boas ações na cidade. Será um processo justo e transparente, uma pesquisa feita para a população. Em Ouro Preto, não se faz venda de títulos., portanto, quem ganhar será por ter feito um bom serviço na cidade”, reforçou Natalino Figueiredo, presidente da ACEOP.
Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal, Zé do Binga, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, a presidente ACEOP-Mulher, Elizete Ferreira, o vice-presidente da ACEOP, Paulo Ferreira, o diretor-presidente da Cooperouro, José Tavares, além de empresários e moradores da cidade.
Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz