Notícia publicada em 22/05/2023
por Nathália Silva
No dia 17 de maio, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit), apresentou iniciativas para ampliar a diversificação econômica de Ouro Preto, com ferramentas novas e atualizadas.
Uma delas é o Fit - Fórum Regional de Resiliência e Diversificação Econômica pela Política Pública de Inovação e Tecnologia. “É um movimento alinhado com outras cidades do quadrilátero ferrífero, com foco ampliação da transformação digital da economia criativa e no fomento às empresas de base tecnológica, sabendo que estas são possibilidades reais de ampliação da nossa base econômica frente a mineração”, disse Kelson Douglas, diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia da Smdeit.
Segundo Kelson, o Hub de Inovação de Ouro Preto será um ambiente de inovação com espaço de coworking, incubadora de negócios e programas próprios, para desenvolver, fomentar e diversificar a economia de Ouro Preto. “Um Hub tem a capacidade de apresentar resultados para a cidade de uma maneira bem rápida, neste local é possível rodar ações e programas em prazos curtos, como de 6 meses ou 1 ano”. O nome do ambiente será Francisca Mina, uma homenagem a uma mulher negra, escravizada, que foi uma peça extremamente importante na revolução de Vila Rica, que ocorreu antes mesmo da Inconfidência Mineira.
Sobre o Guia do Investidor, o analista de Promoção de Investimentos da Invest Minas, Caio Moura, disse que é uma orientação a todas as prefeituras. “A cidade que consegue mostrar o que tem de melhor, os incentivos, as vantagens, ganham com a instalação do empreendimento no Município. É por isso que o guia é necessário”.
Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, ressaltou que essas ações colocam Ouro Preto mais uma vez, em destaque nas ações de inovação e tecnologia. “Uma parceria forte da Prefeitura com o IFMG, na qual o prefeito Angelo Oswaldo e o diretor Reginato Fernandes estabeleceram um acordo para que esse ambiente de inovação aconteça em um dos pavilhões do Instituto. Já temos um espaço make com impressora 3D, máquinas de corte a laser. Desse modo, ao lado, será feito nosso HUB, com um espaço de coworking para capacitação, palestras e as startrups trabalhando de maneira conjunta para trazer a nossa cidade, ferramentas de inovação e tecnologia”.
O evento contou com a participação de parceiros de cidades vizinhas como a Thereza Cristina, que desenvolve a parte de tecnologias para governança e transformação digital na Prefeitura de Ouro Branco, a diretora de Inovação Tecnológica de Congonhas, Anna Marys Ferreira e do diretor-Geral do IFMG campus Ouro Preto que assinou o documento junto ao prefeito Angelo.
Texto: Nathália Souza / Revisão: Victor Stutz