Notícia publicada em 20/05/2023
por Vanência Magela
Na tarde desta sexta-feira (19), a Prefeitura Municipal de Ouro Preto recebeu a proposta de um modelo de sistema de produção de peixes para ser implantada por produtores da região. A apresentação foi feita pelo professor da escola de veterinária da UFMG, Matheus Ramires: “É uma proposta de discussão para partir para a ação. Com foco na criação de políticas democráticas para o meio rural e, tendo os produtores como protagonistas, para que eles digam o que querem e como querem, a proposta se encaixa com a agricultura familiar que, aqui em Ouro Preto, tem bastante”, explica o professor.
Segundo ele, o modelo utiliza pouco espaço e é de baixo custo, o que viabiliza a ideia que prevê ainda um estudo sobre locais ideais para os tanques, para que as mudanças climáticas não prejudiquem a produção.
O prefeito Angelo Oswaldo e a vice Regina Braga participaram do evento que contou com a presença de representantes da COOPAFOR, do Sindicato Rural, do Conselho de Desenvolvimento Rural, da Emater e da equipe da Secretaria de Agropecuária.
“Tivemos uma boa participação dos produtores hoje, o que demonstra uma grande aceitação da ideia. Eles estiveram aqui para conversar sobre essa nova possibilidade e, em breve, Ouro Preto terá criações de peixes”, destacou a vice-prefeita Regina Braga.
O projeto recebeu o apoio do secretário de Agropecuária, Marco Antônio de Freitas, que, em sua fala, destacou a importância de trazer novidades ao mercado da região: “É um mercado novo, e a Secretaria e a EMATER estão disponíveis para tornar isso realidade. Entraremos com os nossos técnicos para dar o devido suporte ao projeto e com a implantação de políticas públicas que atendam a demanda, do processo de legalização à produção”.
Texto: Mariana Marques / Revisão: Victor Stutz