Dia D do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes mobiliza servidores

Notícia publicada em 19/05/2023
por Vanência Magela


Imagem: Neno Vianna

 

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cuja data oficial é 18 de Maio, mobilizou nesta quinta-feira vários servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

A programação da manhã incluiu uma ação coletiva no jardim da Praça Barão do Rio Branco, onde vários girassóis amarelos, produzidos por estudantes, foram fixados nos canteiros. Houve também uma blitz educativa na Estação, conduzida pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e, à tarde, uma roda de conversa para adolescentes de 13 a 16 anos, com a servidora e ativista Elisângela Florêncio, na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP).

Cartazes com os telefones de denúncia foram fixados em vinte e quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e uma empresa de transporte público parceira na causa também divulgou o material no interior dos seus veículos.

As atividades de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes seguem durante todo o mês de maio, em escolas municipais e estaduais, onde as equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizam reflexões, dinâmicas e apresentações de músicas e vídeos sobre o tema, com orientações dos técnicos da assistência social: pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da área da saúde e da educação.

“Ao estimular as denúncias e engajar mais pessoas no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, a contribuição da sociedade é relevante para proteger a infância e a juventude”, afirma a ativista Elisângela. Ela também reforça que buscar informações e participar da mobilização é dever de todos, lembrando que é preciso estar atento a alguns sinais, como mudanças bruscas de comportamento da criança (caso ela se torne mais agressiva, quieta e triste); mudanças na alimentação e sono (se a criança passa a dormir mais ou menos do que o normal); regressão de comportamento (voltar a usar fraldas, fazer xixi na cama, ter crises de choro sem motivo aparente).

Confira os canais de denúncia:

CREAS - (31) 3551 6101 ou (31) 9 9231 1897

Conselho Tutelar - (31) 3559 3207 ou (31) 9 9231 1255

Disque Direitos Humanos - 100

Frida - (31) 9 7595 3335

 

 

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz



Receba notícias da Prefeitura

×