Notícia publicada em 17/03/2023
por Nízea Coelho
Nas comemorações da Semana da Água, Ouro Preto sediará o lançamento da Expedição Piracicaba, que começa aqui no dia 18 de março e percorrerá, até o dia 25 de março, diversos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.
A expedição faz parte da segunda etapa da “Expedição Piracicaba - pela vida do rio”, iniciada em 2019 com o trabalho de monitoramento para diagnóstico da bacia hidrográfica do Piracicaba e elaboração de propostas para revitalização das áreas.
O evento de lançamento foi definido em reunião, no dia 27 de fevereiro, sendo Ouro Preto escolhida por abrigar a nascente do Rio Piracicaba. A ocasião contou com a presença de dos secretários de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, e de Educação, Deborah Etrusco. Participaram também o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Flamínio Guerra Guimarães e membros do CBH-Piracicaba.
O presidente do CBH-Doce exaltou o encontro em Ouro Preto: “É importante que a gente conheça nossa bacia em prol da quantidade e da qualidade das águas”, disse. Segundo ele, “já estamos passando um processo de revisão de planos e implementando o enquadramento dos corpos d’água”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, ressaltou o protagonismo de Ouro Preto como nascente de rios indispensáveis para o abastecimento em Minas Gerais, bem como a necessidade de se dar visibilidade às nossas bacias por meio de eventos. “Destacamos a presença ilustre do presidente do Comitê aqui na nossa cidade, Ouro Preto, que, cada vez mais, vem estreitando os laços para pensarmos a bacia como um todo”. Lembrando a questão de Bento Rodrigues, o secretário afirmou: “A gente vem lutando para se colocar como atingido, e a presença do presidente aqui é muito importante para que a gente se integre na bacia do Rio Doce. O prefeito Angelo vem assumindo publicamente o compromisso da Prefeitura com a expedição, e 20 prefeitos foram convidados para darmos esse grande grito em prol da bacia, mostrando quão expressiva ela é, não somente como recurso hídrico, mas também uma referência geopolítica da região. Esse evento é muito simbólico por ser Ouro Preto o local onde se encontra a nascente do Rio Piracicaba, as nascentes do Velhas e, também, as nascentes do Piranga, sendo o melhor instrumento para monitorar as águas, mobilizar e integrar os atores envolvidos, a comunidade, o poder público, bem como para dar visibilidade às questões da água”.
Com o objetivo também de acompanhar o trabalho que está sendo realizado, o Comitê, composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, pretende envolver durante o encontro diversos atores fundamentais para a questão das águas, como o presidente do Ibama, a ANA e outros órgãos ambientais representativos. Serão apresentadas propostas para revitalização efetiva da bacia e para as ações do “CBH PIRACICABA /DOCE + RIO VIVO + MAIOR INVESTIMENTO HIDROSSANITÁRIO RURAL DO BRASIL”. É provável que o IGAM e a ANA apresentem ainda o andamento das Revisões dos Planos de Bacia e do Enquadramento do Piracicaba.
O evento contará também com o lançamento do livro técnico-científico sobre a expedição, com a exibição de um documentário e uma exposição fotográfica digital.
Texto: Nádia Lage / Revisão: Victor Stutz