CREAS promove atividades de combate à violência contra a mulher

Notícia publicada em 14/03/2023

Imagem: Juliana Rodrigues

Atento à pauta feminina e em reflexão ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, promoveu uma palestra sobre violência contra a mulher e explanou sobre os serviços ofertados pelo equipamento aos alunos do Colégio Técnico Álvares Maciel, Coltec, na manhã da segunda-feira, 13 de março.

O secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, defendeu que as mulheres têm o direito de ser e estar onde desejam, e que a masculinidade precisa ser discutida: "Nós temos que enfrentar essa estrutura machista, patriarcal, mandatória e capitalista”.

A equipe da pasta da mulher do CREAS trouxe esclarecimentos sobre os tipos de violência (física, sexual, psicológica, patrimonial e moral) e sobre o ciclo de três fases (aumento da tensão, agressão e arrependimento), teoria desenvolvida pela psicóloga e pesquisadora americana Lenore Walker.

O momento ainda contou com a exibição do vídeo intitulado “Violência Doméstica: por que elas não vão embora?”, que apresenta histórias de mulheres que passaram por experiências com violência em diferentes contextos socioeconômicos. Por fim, a professora de Educação Física Lidiane Estevam, do Grupo 3T Construções, que conduziu uma dinâmica com os participantes, concluiu: “É preciso desconstruir a ideia de que a mulher é um objeto da servidão ao homem”.

Na ocasião, a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Cláudia Martinha, revelou publicamente, pela primeira vez, que viveu na pele a violência psicológica em um relacionamento, entre 2007 e 2011.

Também participaram do encontro o gerente de Assistência Social, Luiz França, o diretor de Promoção Social, Victor Pinto, a diretora da Proteção Especial Média Complexidade, Viviane Gonçalves, e a assistente social do Grupo 3T Construções, Rosemeire Resende Capanema.

O CREAS funciona das 8h às 17h, na Avenida JK, nº 150, no bairro Bauxita, em Ouro Preto. O contato pode ser realizado pelo telefone (31) 9 9231-1897.

Denúncias podem ser realizadas na Central de Atendimento à Mulher, pelo telefone 180, ou na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que fica na rua Professor Geraldo Nunes, nº 554, no bairro Vila Itacolomy, em Ouro Preto. O telefone de contato é (31) 3552 6800 e (31) 9 7595 3335.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz