Equipe do Centro POP avalia o primeiro trimestre de trabalho

Notícia publicada em 24/01/2023

Imagem: Juliana Rodrigues

Com quase três meses completos de atuação, a equipe do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) se reuniu na manhã da sexta-feira, 20 de janeiro, para um diálogo e alinhamento das atividades.

O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Edvaldo Rocha, da diretora da Média Complexidade, Viviane Gonçalves, e de todos os profissionais envolvidos no serviço, técnicos de referência e servidores administrativos. Na ocasião, a equipe teve a oportunidade de conversar sobre os desafios, experiências e possibilidades.

Segundo o secretário Edvaldo, “o Centro POP busca ressignificar o sujeito dentro da sociedade, mas é preciso ter paciência no processo, que não é concluído em alguns meses. Damos a ele direitos que são dele, de se alimentar e tomar banho, isso é o mínimo para a dignidade humana e tornou-se política pública, uma seguridade social”.

Na ocasião, a diretora da Média Complexidade, Viviane Gonçalves, agradeceu o empenho dos servidores: “Foi uma luta para chegarmos até aqui, com a estrutura que temos. É desafiador e estamos juntos para o que der e vier”, destacou.

Integrante da equipe, o auxiliar de serviços gerais, Mateus Augusto de Deus, afirma que a experiência ampliou sua formação cidadã: “Não é só um trabalho, é uma missão”, disse ele.

Com os encaminhamentos para obtenção de documentos pessoais, cadastro no SINE e demais serviços de saúde e educação já são adiantados, a equipe do Centro POP planeja agora promover a atualização do histórico de vacinas das pessoas em situação de rua.

Conheça o Centro POP

O Centro POP é uma casa de acompanhamento para as pessoas em situação de rua, onde elas podem realizar refeições diárias, cuidar da higiene pessoal, participar de oficinas e fazer o uso da lavanderia.

Oferece atendimento, acompanhamento, apoio técnico psicossocial, escuta qualificada, orientação na perspectiva de construção de novos projetos de vida e restabelecimento de vínculos familiares e comunitários, visando o resgate da dignidade e da cidadania e reduzir as violações dos direitos.

O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Padre Tobias, nº 109, bairro Antônio Dias, em Ouro Preto. O telefone de contato é (31) 3559 3203 e Whatsapp (31) 9 9231 2796.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz