CRAS São Cristóvão promove atividades da Campanha Janeiro Branco

Notícia publicada em 23/01/2023
por Nízea Coelho


Imagem: Arquivo do CRAS São Cristóvão.

Na última quarta-feira, 18, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São Cristóvão promoveu, na sede do SINDSFOP, uma tarde especial dedicada à Campanha Janeiro Branco, sobre Saúde Mental.

A primeira atividade foi conduzida pela psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Lucilene Valente de Deus, que trouxe esclarecimentos sobre ansiedade e depressão. Houve também uma oficina ministrada pelos instrutores da Escola Tradicional de Yoga.

Para a psicóloga do CREAS, a campanha é importante para despertar o autoconhecimento e valorização da saúde mental: “Houve uma grande procura para acompanhamento psicoterapêutico após a pandemia de Covid-19”, ela conta, reforçando que “a saúde mental é um importantíssimo pilar para a vida saudável de todo ser humano”.

Outro aspecto relatado por Lucilene é a desconstrução de tabus em torno da psicologia: “A roda de conversa é importante para conscientizar a população a procurar ajuda e levar um pouco do nosso conhecimento e experiências, o que é muito gratificante. Acredito que momentos de conversa como essa e a realização de campanhas ajudam a valorizar a saúde mental, desconstruindo tabus e mitos sobre o papel do psicólogo, e isso precisa acontecer mais”.

No município, as pessoas que necessitam de atendimento psicológico podem buscar o Programa da Saúde da Família (PSF) de referência e solicitar uma consulta com o clínico geral, que encaminhará o paciente para o psicólogo. Já o Centro de Valorização da Vida (CVC), entidade que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atende todas as pessoas que precisam conversar, 24h pelo telefone 188.

 

Texto: Juliana Rodrigues | Revisão: Victor Stutz

Receba notícias da Prefeitura

×